100% acessível

Obras de requalificação da Praça Jerônimo Monteiro começam na segunda (24)

Intervenções vão adequar calçadas às normas de acessibilidade e reconfigurar área de estacionamento
Foto: Divulgação/PMCI

Serão iniciadas, na segunda-feira (24), as obras de requalificação viária e urbanística da Praça Jerônimo Monteiro e seu entorno, que vão resultar na melhoria da mobilidade na região e no primeiro circuito 100% acessível de Cachoeiro.

As intervenções começarão pela adequação das calçadas da praça às normas de acessibilidade (rampas e piso podotátil), alargamento de passeio e reconfiguração da área de estacionamento adjacente ao espaço.

A previsão é de que essas primeiras obras durem cerca de 30 dias, período em que será necessário bloquear o acesso ao estacionamento e isolar parte da pista, para garantir o bom andamento dos serviços e a segurança de quem passa pelo local.

“Estamos iniciando as obras em janeiro – quando o movimento é menor na cidade – para reduzirmos os impactos das intervenções e atender a uma solicitação dos comerciantes da região. O trecho estará sinalizado e pedimos que os condutores redobrem a atenção ao passarem pela praça nesse período”, orienta Alexandro da Vitória, secretário municipal de Urbanismo, Mobilidade e Cidade Inteligente.

Mudanças

A área de estacionamento passará a ter vagas dispostas em 45 graus, o que ampliará o número de espaços para veículos para 40 – mais que as 38 vagas disponíveis atualmente nos dois lados da via em frente à praça.

“Com essa mudança, sem perda de vagas, conseguiremos usar o espaço de estacionamento do lado oposto para alargamento da calçada e implantação de faixa preferencial para ônibus, uma das medidas previstas no projeto de requalificação para melhorar a fluidez do trânsito na região”, explica o secretário.

O projeto

Essa é apenas a primeira etapa da execução do projeto de requalificação, que vai abranger todo o trecho entre a Ponte Municipal Fernando de Abreu (rua 25 de Março) e a rua Rui Barbosa (largo do Banco do Brasil).

Outras intervenções previstas são a implantação do primeiro trecho do circuito cicloviário da área central; deslocamento, modernização e ampliação do ponto de ônibus da praça; atualização da sinalização viária; e implantação do primeiro circuito totalmente acessível da cidade – todo o trecho terá estruturas de acessibilidade para pessoas com deficiência, como rampas e faixas elevadas.

Todas as medidas estão incluídas no conjunto das ações prioritárias propostas pelo Plano de Mobilidade Urbana de Cachoeiro de Itapemirim, para melhoria das condições gerais de circulação, segurança viária, valorização do espaço público e elevação dos níveis de qualidade urbana da cidade.

Aprovado pelo Conselho do Plano Diretor Municipal (CPDM), o projeto promoverá o reordenamento do espaço público dos eixos que concentram comércio e serviços, incluindo rearranjos da circulação em áreas prioritárias, buscando a otimização dos fluxos de pedestres, de ciclistas e do transporte coletivo e privado. As obras estão orçadas em R$ 1,5 milhão e serão executadas com recursos do Fundo do Plano Diretor Municipal.

“Vamos realizar as obras por etapas, para mitigar, ao máximo, os impactos no tráfego de veículos e pessoas e respeitando o funcionamento do comércio da região. A previsão é de que tudo fique pronto em cerca de seis meses”, afirma Alexandro da Vitória.