Edifício centenário

Obras de restauração do Palácio Bernardino Monteiro avançam

Intervenções incluem recuperação do telhado do prédio
Foto: Divulgação/PMCI

As obras de restauração do Palácio Bernardino Monteiro, um dos principais patrimônios arquitetônicos do município, estão avançando.

Localizado na praça Jerônimo Monteiro, centro da cidade, o prédio centenário, inaugurado em 1912, passa por diversas intervenções para se  tornar um novo centro cultural, onde ficarão abrigados a Biblioteca Pública Municipal “Major Walter dos Santos Paiva”, o Arquivo Público Municipal de Cultura “Evandro Moreira” e salas de oficina.

Atualmente, a empresa contratada pela Prefeitura, via processo licitatório, está realizando a limpeza ocasionada pela demolição dos cômodos anexos ao Palácio (que não fazem parte da edificação original) e finalizando a restauração do telhado, com 80% desse trabalho já concluído.

Além disso, já foi iniciada a construção de uma rampa de acessibilidade e executado o serviço de retirada da pintura de portas de madeira e das paredes.

Após a conclusão da intervenção em andamento, será iniciada a restauração da parte elétrica do prédio e, posteriormente, serviços de acabamento, restauro da escada de madeira e acessos ao piso superior, tratamento das paredes para receber pintura com tinta mineral e instalação de um elevador.

A reforma completa do edifício é fruto de convênio entre a Prefeitura e o governo estadual. O investimento é de R$ 2.186.493,31 e a previsão é de que as obras sejam concluídas em 2023.

A proposta das secretarias de Cultura do estado e do município é que, após concluída a reforma, o Palácio Bernardino Monteiro seja um espaço multifuncional de referência no Sul do Estado, que amplie o acesso aos bens culturais e propicie o desenvolvimento de atividades e eventos.

“O Palácio Bernardino Monteiro é um ícone cultural de Cachoeiro, e em seus corredores ecoam histórias e memórias centenárias de épocas importantes para o município. Com essa restauração, poderemos utilizá-lo para a promoção da cultura, abrindo esse espaço para a realização de eventos”, destaca a secretária municipal de Cultura de Cachoeiro, Fernanda Martins.

“Estamos muito felizes em ver a restauração do Palácio Bernardino Monteiro tomar forma. Esse prédio que, por anos, serviu ao município como sede do Poder Executivo, após as reformas, será aberto à população como um centro cultural vibrante, com muitas atividades”, comenta o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho.