Imprevisto

Obras para levar água tratada a comunidades do interior têm cronograma alterado

Rochas sob o solo obrigaram a paralisação temporária em Timbó I; em outras localidades, atividades continuam
Foto: Divulgação/PMCI

As obras para levar água tratada a seis localidades do interior de Cachoeiro, iniciadas no ano passado pela concessionária dos serviços de água e esgoto, terão alterações no cronograma inicial. A medida leva em consideração, mais especificamente, o caso da comunidade de Timbó I, onde as intervenções para a extensão da rede de distribuição tiveram de ser paralisadas, uma vez que foram encontrados 730 metros de rochas debaixo do solo, em 12 trechos diferentes.

Em Timbó I, está prevista a construção de 8.839 metros de nova rede de distribuição de água. Restam 721 metros para a finalização e, para a retomada da obra, está em elaboração um projeto de lei, a ser encaminhado para a Câmara Municipal, tratando de uma complementação no valor do contrato de execução, tendo em vista a necessidade de extração das pedras.

Por outro lado, continuam em andamento as atividades de extensão da rede entre as localidades de Retiro e Safra. São 7.067 metros de rede, dos quais, restam serem feitos 900 metros.

Nos próximos meses, serão iniciadas as obras em Km 9 (5.175 metros de rede) e Monte Líbano (900 metros de nova rede). Em breve, também em Alto Gironda (735 metros de rede). A previsão é de que todas as intervenções sejam concluídas até o fim de 2020.

Ampliação

A ampliação da rede de água tratada foi possibilitada com a incorporação dessas áreas ao contrato de concessão dos serviços de água e esgoto, efetivada por meio de termo aditivo assinado pela Prefeitura de Cachoeiro.

Para a execução, a prefeitura optou pela modalidade de subvenção para investimentos, que desonera o valor orçado pelo prestador de serviços, devido à não incidência de tributos sobre os custos das obras – resultando na redução do orçamento da obra à metade. Os trabalhos são acompanhados pela Secretaria Municipal de Obras (Semo).

“Essa extensão das redes vai beneficiar comunidades que, atualmente, são abastecidas por meio de carros-pipa ou utilizam mananciais locais. Certamente, elas vão gerar uma transformação radical nessas localidades, proporcionando maior qualidade de vida para os moradores e gerando melhores condições para abertura de empreendimentos nesses locais”, afirma o prefeito Victor Coelho.