Participação popular

Oficinas comunitárias do Plano Municipal de Educação Ambiental começam pelo interior

Primeira oficina foi voltada para moradores de Pacotuba e Burarama
Foto: Márcia Leal/PMCI

A primeira oficina comunitária para elaboração do Plano Municipal de Educação Ambiental foi realizada, nesta quarta (27), na Escola Família Agrícola, no distrito de Pacotuba, em Cachoeiro.

O encontro, realizado pela Prefeitura de Cachoeiro, foi destinado aos moradores de Burarama, Monte Alegre, Coutinho, Banca de Areia, Pacotuba e região. Durante a oficina, foram abordados os temas centrais para elaboração do Plano: recursos naturais; saneamento e resíduos; proteção e bem-estar animal; controle ambiental; cidadania e comunidade, e gestão ambiental no campo.

Depois, os moradores foram divididos em grupos, para que participassem de uma dinâmica, na qual foram colhidas as informações sobre as potencialidades da região e o que precisa melhorar em suas localidades.

“A população aceitou o nosso convite, compareceu e contribuiu, de forma significativa, para a construção do plano. Foi um excelente encontro, que superou as nossas expectativas”, ressaltou a secretária de Meio Ambiente de Cachoeiro, Luana Fonseca.

A secretária reforçou a importância da participação e do envolvimento popular. “Não queremos um documento de gaveta. A ideia é a de ter um plano construído com participação popular e que reflita a realidade do município. Queremos que todos se sintam parte deste processo, pois é o senso de pertencimento que vai garantir a continuidade dele”, completa.

Nesta sexta (29), ocorrerá a segunda oficina. A atividade será realizada na escola municipal Olga Dias, no bairro Coronel Borges, às 9h. Será aberta para todos os interessados em debater o tema.

Composto por representantes das secretarias municipais de Educação (Seme) e Meio Ambiente (Semma), o Órgão Gestor da Política Municipal de Educação Ambiental ainda vai promover duas audiências públicas relativas ao plano. A primeira está prevista para setembro deste ano. Já a segunda acontecerá em março de 2023.

A implementação do PlanEA-CI foi designada pela lei municipal 7.744/2019 e regulamentada pelo decreto 29.579.

Cronograma das oficinas

Distritos

Data: 29/04/2022 (sexta-feira)

– Gruta, Itabira, Urtiga, Coronel Borges, São Luiz Gonzaga e Poço Dantas