Oficinas movimentam Centros Culturais de Cachoeiro

Oficinas de dança e teatro acontecem no Circo da Cultura

Em Cachoeiro de Itapemirim, os Centros Culturais administrados pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) estão sendo usados para o ensino de diversas oficinas artísticas gratuitas. São aulas de capoeira, dança, teatro e musicalização infantil, que são realizadas por instituições sem fins lucrativos (organizações da sociedade civil) selecionadas através do edital de Ocupação Cultural, lançado pela prefeitura, em 2018.

Ministradas pelos membros da Associação Teatral de Cachoeiro (Asteca), as oficinas de dança e teatro, que acontecem no Circo da Cultura, localizada no Praça de Fátima, têm alcançado pessoas de todas as idades. As aulas acontecem com a supervisão das professoras Ayla Cardoso, Isabella Fereira Dias e Kueyd Luciana, que estão organizado espetáculos que serão apresentados no final das atividades, em dezembro.

“O projeto está em andamento há 6 meses e culminará num evento cultural, com apresentações das montagens cênicas de cada turma, no próprio Circo da Cultura, onde acontecem as aulas”, destaca a coordenadora da Asteca, Talita Miranda Ribeiro.

As aulas de musicalização com flauta doce, que acontecem na Casa de Cultura Roberto Carlos, organizadas pelo Programa de Promoção e Assistência Social – Casa Verde, têm agradado não somente às crianças – de 7 a 12 anos – atendidas, como também às famílias, que demonstram satisfação, gratidão e incentivam a participação assídua dos pequenos. Em comemoração, ao fim das aulas, as crianças participantes da oficina farão parte do concerto de Natal, que acontecerá na Praça de Fátima.

A oficina de capoeira que acontece no Centro Cultural Mestre Salatiel, oferecida pela Associação Cultural Mocambos Capoeira também têm apresentado sucesso. Os alunos têm demonstrado interesse e as demandas estão crescentes.

O professor Diogo Santana, relata a alegria dos alunos que participaram, no último sábado, do Desfile Cívico deste ano e do Encontro Nacional de Capoeira, em que foram reunidos capoeiristas do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Vitória e Cachoeiro. Segundo ele, ao final das atividades, ainda, será organizado um “aulão” de capoeira, no espaço cultural, em comemoração à iniciativa da Semcult.

“O objetivo da Semcult é incentivar, cada vez mais, as ações culturais que são bastante relevantes para nossa cidade. Por isso, poder ofertar apoio financeiro para as instituições realizarem esse trabalho e utilizar os centros culturais, salienta nosso compromisso com a comunidade, porque, além oportunizar essas oficinas de forma gratuita, também trazemos mais visibilidade para esses espaços históricos e ricos” ressalta a secretária de Cultura e Turismo, Fernanda Martins.

Ainda há vagas

Ainda há vagas para quem deseja participar. Para as aulas de capoeira, são 30 vagas restantes. Para fazer a inscrição, basta procurar o Centro Cultural Mestre Salatiel, localizado na rua Reinaldo Machado, bairro Recanto, segunda ou sexta-feira, das 8h às 10h e das 14h às 16h. Para o que quiserem aprender sobre técnicas de teatro e dança, a inscrição pode ser feita através do e-mail da Asteca: astecacachoeiro@hotmail.com.

Já as crianças que desejarem participar da oficina de musicalização, restam, ainda cinco vagas disponíveis, para o período da manhã. As inscrições são feitas no espaço cultural – localizado na rua João de Deus Madureira, no bairro Recanto – de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.