Origem e consumo de produtos de origem animal será tema de palestras em escolas

Os riscos de se consumir alimentos contaminados serão abordados

Nesta quarta-feira (23), a equipe do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Cachoeiro, gerenciado pela Secretaria de Agricultura e Interior (Semai), realiza uma palestra sobre inspeção e fiscalização de produtos de origem animal, na Escola Família Agrícola do município (Efaci).

É a primeira de uma série de palestras em escolas da cidade, com o objetivo de divulgar e educar crianças e jovens sobre a importância do consumo de produtos de origem animal que possuam o selo de fiscalização. A atividade será realizada em uma unidade de ensino por mês.

Entre os temas que serão apresentados aos estudantes, estão o carimbo da inspeção sanitária, o armazenamento correto, abates clandestinos de animais, bem como os riscos biológicos, químicos e físicos, as contaminações de produtos como ovos, leite e queijos.

De acordo com a auditora fiscal da Semai e palestrante do programa, Tania Thomaz, o conteúdo será apresentado de forma leve e descontraída, com uso de vídeos e roda de conversa, para que os alunos participem de forma ativa e sintam-se envolvidos no processo.

“A ideia do programa é torná-los mais atentos aos alimentos que chegam à mesa de suas casas. Quando apresentamos os riscos à saúde ao consumir produtos sem inspeção, as crianças e jovens se tornam, também, fiscalizadores e reguladores do processo produtivo”, comenta.

“É muito importante que as pessoas tenham conhecimento sobre os riscos de se consumir produtos de origem animal cuja procedência não seja conhecida, ou que o processo de fabricação não seja monitorado pelo Serviço de Inspeção oficial. Há casos de doenças graves que podem ser adquiridas, quando não se tem o cuidado de observar a embalagem, o rótulo, a conservação, entre outras informações. O objetivo dessas palestras é orientar, especialmente, os jovens, para que eles multipliquem essas informações aos amigos e familiares”, frisa o secretário municipal de Agricultura e Interior, Robertson Valladão.

Serviço de Inspeção Municipal

O Serviço de Inspeção Municipal atua na proteção da saúde da população, por meio de fiscalização, inspeção e regulamentação de indústrias e agroindústrias de produtos de origem animal.

O setor funciona na rua Agripino de Oliveira, 60, bairro Independência, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Mais informações: (28) 3521-1147.