Campanha

Outubro Rosa: palestra e oferta de exames estão entre as ações da próxima semana

PPG receberá palestra sobre câncer de mama e cuidados da mulher com seu corpo
Foto: Reprodução/web

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) seguirá, na próxima semana, com a programação de ações alusivas ao Outubro Rosa. A campanha tem como objetivo alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico dos cânceres de mama e colo de útero.

Durante todo o mês, estão previstas palestras, intensificação de solicitações para mamografia e coletas para o exame preventivo, rodas de conversas e café da manhã.

No quarta-feira (13), será realizada, no Centro de Saúde “Paula Pereira Gomes” (PPG), uma palestra com o tema “Prevenção do câncer de mama e os cuidados da mulher com o seu corpo”. Já na quinta-feira (14), na UBS do bairro São Luiz Gonzaga (Gruta), serão disponibilizadas 24 vagas para realização de exame citopatológico e marcação de mamografia bilateral. Confira a programação completa da campanha.

“A campanha do Outubro Rosa é uma excelente oportunidade para trabalharmos a conscientização sobre a importância da prevenção de doenças que afetam as mulheres, como o câncer de mama. Estamos engajados nessa ação, com várias atividades acontecendo em diversos pontos da cidade”, comentou o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

A campanha do Outubro Rosa

Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama – e recentemente, também, do câncer de colo do útero –, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990, pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada, anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Câncer de mama

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres.

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Câncer de colo do útero

O câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano – HPV.

A infecção genital, por esse vírus, é muito frequente e, na maioria das vezes, não causa doença. Em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Essas alterações são descobertas, facilmente, no exame preventivo (conhecido também como Papanicolau) e são curáveis na quase totalidade dos casos, por isso, é importante a realização periódica do exame preventivo.

É o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina (atrás do câncer de mama e do colorretal) e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.