Ouvidores setoriais da prefeitura recebem capacitação

Primeira etapa de encontros se encerra quinta-feira (9)

A prefeitura de Cachoeiro está realizando uma capacitação com os ouvidores setoriais de todas as secretarias municipais. O treinamento faz parte do processo de implantação do projeto Ouvidoria Humanizada, que visa a melhoria dos índices de atendimento às demandas dos cidadãos por meio de mudanças na forma de trabalho da Ouvidoria Municipal.

A rede de ouvidores setoriais é formada por servidores responsáveis por dar suporte à Ouvidoria Municipal com relação às demandas específicas dos cidadãos aos órgãos da prefeitura. A função principal consiste em alimentar o Sistema da Ouvidoria, recebendo, encaminhando, lançando, dando andamento e concluindo as solicitações recebidas, sejam elas relativas a reclamações, denúncias ou pedidos de informação.

A primeira etapa da capacitação se encerra quinta-feira (9), com a realização do encontro com o último dos três grupos nos quais os servidores foram divididos. As reuniões com outros dois grupos foram feitas no dia 24 de outubro e nesta terça-feira (7), respectivamente. A segunda etapa do treinamento acontecerá em dezembro.

“Com a Ouvidoria Humanizada, nós queremos que o trabalho não se restrinja simplesmente ao atendimento de demandas. O nosso foco é melhorar o relacionamento entre cidadãos e Ouvidoria, Ouvidoria e ouvidores e ouvidores e demais servidores, de forma a melhorar o entendimento das necessidades, direitos e responsabilidades de cada um”, explica a gestora de Projetos e Recursos da Ouvidoria Municipal, Kedyma Marques de Souza, responsável pelo treinamento.

Kedyma destaca ainda que a capacitação está ajudando a estreitar a relação entre o órgão em que trabalha com os ouvidores setoriais. “O retorno deles tem sido ótimo. Eles acharam importante essa aproximação, e estão contribuindo com ideias muito boas que vão ajudar a melhorar ainda mais o nosso trabalho”, afirma.

Ouvidor na Secretaria Municipal de Saúde (Semus), o servidor Marco Antônio Ferreira Rosa ressalta a importância do treinamento. “O encontro sem dúvida foi esclarecedor e vai servir para aprimorar nossa trabalho na secretaria, que envolve questões delicadas como marcação de exames e consultas médicas. Foi possível entender e melhorar alguns procedimentos importantes, como os da Lei de Acesso à Informação”, comenta.