Ouvidoria da Guarda Civil Municipal faz atendimentos pela internet

Por meio da Ouvidoria, os agentes são avaliados sobre suas condutas na prestação de serviços

Está em funcionamento o site da Ouvidoria da Guarda Civil Municipal (GCM) de Cachoeiro. O serviço é mais um canal oficial de atendimento da prefeitura aos moradores para realizar sugestões, reclamações ou elogios a respeito da conduta dos guardas municipais.

 A Ouvidoria é um órgão independente da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Semset), sendo composta por cidadãos que não ocupam o cargo de guarda municipal. O objetivo é receber queixas, investigar, mediar, colher provas e recomendar as medidas disciplinares contra agentes da Guarda Municipal que tenham praticado uso de força excessiva ou desnecessária, abuso de autoridade, descortesia ou linguagem ofensiva.

Qualquer pessoa que presenciou ou foi vítima de ato de indisciplina de um guarda municipal pode registrar uma reclamação perante a Ouvidoria, independente da idade. No caso de incapazes, o oficial administrativo poderá tomar a autorização dos pais ou responsáveis durante a entrevista. Não é necessário saber o nome do guarda municipal para fazer uma reclamação.

Acesse o site: cachoeiro.es.gov.br/ouvidoriaguarda.

Atendimento

O atendimento pode ser feito via internet, no site da prefeitura, clicando no link da Ouvidora da Guarda Civil Municipal, localizado na página principal, pessoalmente na sede, (rua João Monteiro, nº 38/40, bairro Ferroviários) e por telefone (nos números 3155-5290 ou 0800-283-7357) no horário das 8h às 16h, e por carta.

Após o registo de uma reclamação, um oficial administrativo entrará em contato em até 48 horas contadas do recebimento da reclamação. Esse oficial administrativo terá em mãos sua reclamação para começar os procedimentos. A equipe conduz uma investigação imparcial sobre o fato relatado na reclamação e remete suas conclusões à Corregedoria da Guarda Municipal, para tomar as devidas providências.