Ouvidoria disponibiliza formulário de identificação de sintomas de Covid-19

Questionário de autoavaliação pode ser acessado no aplicativo TodosJuntos ou no Portal do Cidadão
Foto: Montagem/PMCI

A Ouvidoria Geral de Cachoeiro de Itapemirim disponibilizou uma ferramenta on-line que facilita o atendimento a pessoas com sintomas de Covid-19, doença resultante da infecção pelo novo coronavírus. Trata-se de um formulário de autoavaliação, que pode ser acessado pelo aplicativo de celular TodosJuntos ou pelas páginas da Ouvidoria Geral e Ouvidoria Geral do SUS no portal da prefeitura.

No questionário, o usuário deve fornecer seus dados pessoais e de contato (no caso de acesso pelo site) e indicar que tipo de sintomas apresenta, como cansaço, congestão nasal, dificuldade para respirar e febre. Também deve informar se teve contato próximo com caso suspeito ou confirmado de Covid-19 nos últimos 14 dias, além de ter espaço para alguma observação que considerar pertinente.

As respostas são registradas automaticamente na base de dados da Ouvidoria, que encaminha diariamente as manifestações relacionadas ao novo coronavírus à equipe de apoio da rede municipal de saúde, responsável por dar retorno à manifestação.

“Procuramos aprimorar, cada vez mais, nossos canais de contatos com os cidadãos por meio das novas tecnologias, sobretudo neste período de isolamento social. O formulário facilita muito o trabalho das equipes de saúde, seja na identificação de possíveis novos casos, na organização do atendimento e nas ações de orientação em geral”, destaca a ouvidora geral do Município, Thaynná Silveira.

“A utilização de site e aplicativo como canais de comunicação com casos suspeitos contribui muito com o trabalho da rede municipal de saúde. Estamos atendendo a todos que precisam da forma mais ágil possível”, acrescenta a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

Contato com a Ouvidoria

O aplicativo de celular TodosJuntos pode ser baixado gratuitamente pela loja virtual de qualquer celular. A Ouvidoria Geral também pode ser contatada pelo site www.cachoeiro.es.gov.br/ouvdoriageral; pelo e-mail ouvidoria@cacheiro.es.gov.br; e, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, pelos telefones 156 e (28) 98814-3357 (ligação e WhatsApp) – o número de celular, para ligações, é exclusivo para solicitação de cesta básica e outros serviços da Assistência Social.

Para manifestações mais diretamente relacionadas a saúde, é indicado que a população procure atendimento diretamente com a Ouvidoria Geral do SUS, por meio da página no portal da Prefeitura de Cachoeiro e dos números de telefone 0800 081 1696 (ligações locais) e (28) 3521-1696 (demais localidades).