Pacotuba terá Núcleo de Proteção e Defesa Civil

No último sábado (3), moradores participaram de um simulado para enfrentamento de inundação

Sazonalmente afetado por inundações nas cheias do rio Itapemirim, o distrito de Pacotuba, em Cachoeiro, terá um Núcleo de Proteção e Defesa Civil (Nupdec). Será um grupo de moradores que atuará voluntariamente para manter a comunidade organizada e preparada para agir em casos de enchentes e outros desastres naturais, apoiando a Defesa Civil do município.

A preparação para formação do Nupdec já teve início e, na manhã do último sábado (3), os moradores participaram de um simulado para enfrentamento de inundação, atividade que abriu a programação da 8ª Semana Estadual de Proteção e Defesa Civil em Cachoeiro.

Na ocasião, houve treinamento para evacuação das áreas de risco, reconhecimento de pontos de encontros dos moradores em situações de emergência (locais estratégicos e mais seguros), simulação de resgates de idosos e acamados em residências e palestra sobre a atuação da Defesa Civil e atitudes preventivas.

A ação foi realizada pela Defesa Civil de Cachoeiro, com apoio da coordenadoria estadual de Defesa Civil do Estado e a dos municípios de Castelo, Atílio Vivacqua, Marataízes e Rio Novo do Sul, além do Corpo de Bombeiros, do Tiro de Guerra, da Guarda Civil Municipal e de secretarias municipais.

O evento também iniciou o cadastro de voluntários para o Nupdec. “A implantação desse núcleo e todo o trabalho de sensibilização que temos feito nessa comunidade são estratégicos para nós. Além da proteção à população do distrito, há o fato de Pacotuba ser a régua com a qual medimos os efeitos da cheia do Itapemirim em outros pontos de Cachoeiro. Assim, esse grupo vai nos apoiar reduzindo riscos e coordenando as primeiras respostas da comunidade em eventuais inundações, bem como nos subsidiar com informações úteis para a nossa atuação. Para isso, vamos oferecer aos voluntários capacitação permanente, inclusive com novos simulados”, destaca o coordenador da Defesa Civil de Cachoeiro, Francisco Inácio Daroz. “Nossa intenção é formar núcleos em outras áreas de risco do município, também”, complementa.

Residente em Pacotuba há 30 anos, a atual presidente da associação de moradores do distrito, Celia Moraes, está motivada com o trabalho da Defesa Civil na comunidade. “Está sendo muito produtivo. É raro um ano em que a gente não sofre com inundações. Quase sempre temos transtornos. A partir desse movimento, com as orientações que estamos recebendo, vamos saber a melhor maneira de enfrentar esses problemas”, avalia.

Outra ação com foco na prevenção de inundações em Pacotuba foi a limpeza do córrego do distrito, feita em julho pelas secretarias municipais de meio e ambiente e Serviços Urbanos.

Semana

A programação da 8ª Semana Estadual de Proteção e Defesa Civil em Cachoeiro seguiu nesta segunda-feira (5), com palestra para os atiradores do Tiro de Guerra, sobre a missão da Defesa Civil e o emprego dos atiradores em situações de catástrofes. Nesta terça-feira (6), haverá distribuição de panfletos educativos na Praça Jerônimo Monteiro, pela manhã, com a finalidade de alertar sobre atitudes para evitar alagamentos ou deslizamentos.

Na quarta-feira (7), às 8h, será realizada uma atividade lúdica com os alunos da escola municipal “Mario Augusto Rocha”, em parceria com o Corpo de Bombeiros. As crianças terão a oportunidade de conhecer melhor a rotina de bombeiros e membros da Defesa Civil. E para finalizar a Semana, na sexta-feira (9), a equipe de Cachoeiro participará do 8º Seminário Capixaba de Gestão de Riscos de Desastres, em Vitória, às 15h30.