Patrimônio histórico capixaba, o centenário Palácio Bernardino Monteiro, em Cachoeiro, está recebendo serviços de manutenção. Feitas pela Secretaria Municipal de Obras (Semo), as intervenções na sede da Prefeitura incluem melhorias na fachada e no interior do prédio.
Na parte interna, cozinha, corredores e salas ganham nova pintura. Na parte externa, são realizados reparos na alvenaria e pintura, sendo mantido o tom amarelo claro que a edificação passou a ter no fim de 2018, após revitalização feita pela administração municipal. A equipe também executa limpeza de calhas e conserto do telhado.
“Esse é um dos prédios históricos mais importantes de Cachoeiro e, por ter tantos anos, precisa de cuidados e de serviços de manutenção frequentes. As melhorias contribuem para a valorização do patrimônio cultural do município”, destaca o secretário municipal de Obras, Desil Moreira.
A previsão da Semo é de que os trabalhos sejam finalizados na próxima semana.
Patrimônio
Localizado na praça Jerônimo Monteiro, o prédio foi inaugurado em 1912 e abrigou o Grupo Escolar “Bernardino Monteiro”, uma das instituições de ensino mais importantes na história do Espírito Santo. A arquitetura escolhida reproduz, propositalmente, um palacete, como forma de valorização da educação.
Tombado pelo Conselho Estadual de Cultura em 1985, atualmente, o imóvel abriga os gabinetes do prefeito e do vice-prefeito, duas secretarias municipais, a Sala de Arte Levino Fanzeres, a Galeria dos Prefeitos (com fotos de todos os mandatários da cidade) e o Arquivo Público Municipal de Cultura “Evandro Moreira”.