Palestra gratuita sobre moda e artesanato com 80 vagas abertas

A ação é promovida por meio do projeto Vivacidade, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Cachoeiro (Semdec) está com 80 vagas abertas para a palestra gratuita “Moda e Artesanato: Beleza com Exclusividade”, que acontecerá no próximo dia 24, das 13h30 às 16h30, no auditório da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Cachoeiro (Acisci), no bairro Guandu.

Podem participar da qualificação, que é promovida por meio do projeto “Vivacidade”, artesãos e público em geral do município e, também, de outras cidades da região. As inscrições devem ser feitas, via telefone, pelo número (28) 3155 5345, de segunda a sexta, das 9h às 18h.

A estilista e modelista Márcia Coelho será a palestrante. No encontro, ela irá propor uma reflexão sobre a utilização de produtos artesanais como fator de diferenciação e agregação de valor às roupas e aos acessórios, buscando, ainda, entender de que forma esses itens podem ser inseridos em uma produção industrial.

“A ideia é orientar os artesãos sobre como melhorar os seus produtos e torná-los contemporâneos. A proposta, enfim, é mostrar que o artesanato também pode ser um objeto de consumo, um produto com apelo comercial. Tudo que é feito inteiramente à mão carrega uma história. São artigos únicos, delicados, compostos de matérias-primas oferecidas pela natureza”, comenta Vinicius Galdino, subsecretário de Micro e Pequenas Empresas da Semdec.

Outras ações

Em setembro, nos dias 20, 21 e 24, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico realizou no auditório da Acisci, também por meio do mesmo projeto, um ciclo de palestras do qual participaram 100 artesãos de Cachoeiro e de outras cidades. Na ocasião, eles receberam dicas para melhorar a venda de seus produtos no mês de dezembro, época de aquecimento do comércio.

Além da qualificação agendada para este mês, mais ações estão previstas. São as oficinas de decoupage em garrafas de vidros, que vão ocorrer em 5 e 6 de novembro, no Mercado Municipal São João, no bairro Amarelo.

O “Vivacidade” integra uma série de ações que a prefeitura de Cachoeiro desenvolve desde o ano passado com foco na profissionalização dos artesãos e fortalecimento do artesanato local. Entre as iniciativas já realizadas estão a Semana do Artesão, a oferta de capacitações, cadastramento de profissionais da área e a viabilização de participação em eventos da municipalidade, a exemplo da Bienal Rubem Braga 2018 e da Feira de Economia Solidária, em 2017.