Palestra sobre autocontrole marcou o 2º dia do Seminário de Direito do Consumidor

O palestrante foi Neder Renato Izaac Filho, autor do livro Manhãs Poderosas

Nesta quarta-feira (11), a palestra “Alta Performance Pessoal – Autoliderança para hábitos de consumo saudáveis” marcou a continuação do 1º Seminário do Direito do Consumidor – Reflexões sobre o consumo, em Cachoeiro de Itapemirim, promovido pelo Conselho Gestor do Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (FMPDC), em comemoração aos 29 anos do CDC.

Ministrada por Neder Renato Izaac Filho, autor do livro “Manhãs Poderosas”, a palestra abordou aspectos que podem conduzir ao autocontrole e a importância de pequenas atitudes que tornam o ato de consumir mais saudável. Reunido no auditório da Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim (FDCI), em Morro Grande, o público, também, pode conhecer mais sobre métodos e hábitos de consumo consciente e controlado.

“A ideia da palestra é incentivar as pessoas sobre autoliderança e autocontrole. Encorajar o pensamento de gratidão pelo que já se tem e administrar o tempo e o consumo, sem se deixar ser bombardeado pelas infinitas propagandas, que chegam a todo momento. As empresas estão brigando por nossa atenção e nosso consumo, a todo custo. Por isso, aprender a como lidar com isso é muito importante”, explicou Neder Izaac, que é formado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e mestrando em Administração Pública e Governo.

Depois, o palestrante convidou o público presente para um momento de interação, com dinâmicas que exemplificaram sua fala.

Um dos participantes do evento, Aquiles Madeira Launé, destacou a importância do simpósio para Cachoeiro e a escolha das temáticas abordadas. “Nossa cidade ganha e ganhará muito com este evento, pois ele tem ensinado sobre a evolução do consumismo e suas consequências. É imprescindível que os consumidores compreendam seus papéis como cidadãos, com seus direitos e deveres”, disse.

O coordenador do Procon de Cachoeiro e presidente do Conselho Gestor do FMPDC, Rogério Athayde, ressaltou a relevância do seminário por causa das abordagens e da oportunidade de ensino sobre as relações de consumo.

“Estamos vendo consumidores cada vez mais preocupados em ter, em adquirir e com esse consumo desequilibrado vêm consequências como superendividamento e doenças, como depressão e ansiedade. Por isso, falar sobre este assunto ajuda muito para a construção de um consumo mais consciente”, afirmou.

As atividades do seminário serão finalizadas nesta quinta (12), com a palestra “Marketing Existencial – a produção de bens de significado no mundo contemporâneo”, ministrada pelo renomado filósofo Luiz Felipe Pondé.