Palestra sobre câncer de mama para servidoras municipais

Intuito é conscientizar funcionárias sobre prevenção da doença, como parte da campanha Outubro Rosa

Anualmente, outubro é o mês voltado para estimular a participação da população no controle e na prevenção do câncer de mama. No próximo dia 18, às 14 h, no auditório da Escola Zilma Coelho, o Instituto de Previdência do Município de Cachoeiro de Itapemirim (Ipaci) promoverá uma palestra com esclarecimentos sobre a doença para as servidoras públicas municipais.

Segundo a diretora de Benefícios Sociais, Jennifer Costabeber de Oliveira, a médica oncologista Mariana Novaes Pinheiro passará as informações para as servidoras sobre a prevenção, rastreamento, diagnóstico precoce, além de desmistificar conceitos da doença.

Estará presente, também, o bacharel em Nutrição Matheus Silva Tabelini, que dialogará sobre a importância de uma alimentação saudável, já que, além de outros fatores, como a genética e a idade, hábitos alimentares inadequados também são apontados como causas do câncer.

“Essa é uma contribuição que o Ipaci dá neste mês de conscientização, buscando incentivar a adoção de medidas preventivas pelas servidoras, que também poderão repassar as informações a amigos e familiares, ajudando a reduzir os casos da doença”, comenta Jennifer.

Além de servidores ativos e inativos, a palestra também será aberta a população. Para participar, basta comparecer ao local.

Câncer de mama: vamos falar sobre isso?

Em 2018, a campanha Outubro Rosa tem como tema “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?”.

O objetivo é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o diagnóstico precoce do câncer de mama, a importância das mulheres ficarem atentas às alterações suspeitas, a cada dois anos uma mamografia preventiva (diferença entre mamografia de rastreamento e diagnóstica) deve ser realizada entre mulheres de 50 a 69 anos de idade e exame de mamografia para as mulheres em todas as faixas etárias, é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima para o país, 59.700 casos novos de câncer de mama, para cada ano do biênio 2018-2019, com um risco estimado de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres.