Semdes e Delegacia da Mulher

Parceria amplia acesso de mulheres vítimas de violência a atendimento psicossocial

Prefeitura de Cachoeiro e Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (foto) se uniram para ampliar atendimento
Foto: Divulgação/PC-ES

Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) e a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Cachoeiro está fazendo com que mais vítimas de violência tenham acesso a atendimento psicossocial gratuito.

Desde junho do ano passado, uma profissional do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) atua, na Deam, para orientar e encaminhar todas as mulheres que necessitem desse apoio.

As vítimas já saem do local com atendimento agendado no Creas que, por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi), disponibiliza assistente social e psicólogo, com o objetivo de ajudá-las a superar e romper a situação de violação de direitos.

A partir disso, as mulheres passam a ser acompanhadas pela equipe do Paefi, de forma presencial (inclusive, com visitas domiciliares) e remota.

Mais de 100 vítimas de violência já foram encaminhadas ao Paefi, nos últimos sete meses. A parceria com a Deam ainda possibilita o encaminhamento para outros serviços públicos, nas áreas de assistência social, saúde e emissão de documentos.

“Desde o início da nossa parceria, percebemos que houve um aumento significativo do número de mulheres encaminhadas, pois, agora, elas têm acesso direto e as orientações necessárias sobre os nossos serviços. Termos uma profissional, na Deam, para fornecer as informações e auxiliar na acolhida da mulher, que culminará em uma assistência importante para seu fortalecimento emocional e para o enfrentamento da situação de violação de direito”, frisa a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra.

Atendimento

O Creas também atende a demandas espontâneas. Mulheres vítimas de qualquer tipo de violência podem entrar em contato pelo telefone 3155-5303, de segunda a sexta, das 8h às 14h, para agendar o atendimento com a equipe do Paefi.

Canais de denúncia

É possível realizar a denúncia de violência contra a mulher por meio do 180 (Central de Atendimento à Mulher) e, também, pelo telefone da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Cachoeiro: (28) 3155-5084. A delegacia fica na rua Coelho Melo, nº 1, no bairro Independência, em frente ao Fórum.