Acessuas Trabalho

Participantes de capacitações gratuitas recebem certificados de conclusão

Cerimônia aconteceu no auditório da escola municipal Zilma Coelho Pinto
Foto: Márcia Leal/PMCI

Na tarde da última terça-feira (27), cerca de 45 participantes de capacitações gratuitas oferecidas pelo programa Acessuas Trabalho obtiveram o certificado de conclusão de curso.

A cerimônia aconteceu no auditório da escola municipal Zilma Coelho Pinto, no bairro Ferroviários, e foi organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) de Cachoeiro. Em 2022, foram ofertados 16 cursos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), com 135 alunos certificados.

A jovem Mariana Silva Santos, de 16 anos, moradora do bairro Recanto, participou da capacitação “práticas de trabalho de manicure e pedicure” e afirmou que, ao acompanhar as redes sociais da Prefeitura de Cachoeiro, ficou sabendo da oferta dos cursos.

“Assim que vi essa oportunidade, eu busquei aproveitar. É tão bom quando oferecem ações assim, especialmente, de forma gratuita, porque tem muita gente sem condições de pagar. Por causa desse curso, já consegui algumas clientes e, com certeza, irei seguir na profissão”, expressou.

Já Juliana Ferreira da Silva, que reside no bairro Bela Vista, capacitou-se pela formação sobre “cuidados básicos com idosos”, uma área que afirmou gostar.

“Com o curso, eu aprendi coisas muito importantes para eu continuar exercendo essa profissão, que aprecio. Muitas pessoas acreditam que, por se tratar de algo gratuito, não é muito válido fazer, mas posso garantir a qualidade e a dedicação dos professores e organizadores para nos dar o melhor. Estou muito feliz por ter feito esses cursos e já quero fazer outros”, disse.

Coordenado pela Semdes, o programa federal Acessuas Trabalho tem por finalidade oferecer oportunidades de qualificação para as pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

“Para conseguirmos oferecer essas oportunidades, é necessário o trabalho de diversas pessoas, em diversas vertentes, e esse esforço é feito com muito carinho e dedicação. Estou muito orgulhosa de mais essa turma e espero que, com o aprendizado das nas formações, as portas dos empregos sejam abertas para cada um”, afirmou a subsecretária municipal de Desenvolvimento Social, Claudineia Debona, presente na cerimônia.

Programa Acessuas Trabalho

Para mais informações sobre o programa Acessuas Trabalho em Cachoeiro, o público pode entrar em contato pelo telefone (28) 3155-5372 ou pelo e-mail: semdes.acessuas@cachoeiro.es.gov.br. O atendimento também pode ser realizado de forma presencial, no Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS), que fica na rua 25 de Março, nº 692, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.