Apoio ao esporte

Participantes de curso gratuito para árbitros de futsal recebem certificados

Entrega dos certificados foi realizada nesta sexta (19)
Foto: Divulgação/PMCI

Cachoeiro tem árbitros de futsal atualizados e melhor preparados para atuarem em jogos de competições da modalidade no município. Dezoito concluíram curso de formação oferecido pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Qualidade de Vida (Semesp) e receberam seus certificados nesta sexta-feira (19).

A cerimônia de entrega, realizada no auditório do Centro de Manutenção Urbana (CMU), contou com a presença da secretária de Esporte, Lilian Siqueira, do vice-prefeito, Ruy Guedes, e de representantes de instituições que apoiaram e participaram da iniciativa.

A capacitação foi ministrada por profissionais da Federação Espírito-Santense de Futebol de Salão (Fesfs) e teve a carga horária de 50 horas, sendo 30 horas de aulas teóricas e 20 horas de aulas práticas. Participaram do curso 11 homens e sete mulheres, acima de 18 anos, com ensino médio completo ou cursando o último ano.

“Agradeço pelo apoio, porque me dedico ao esporte há 42 anos e hoje estou sendo diplomado. É uma honra estar aqui. Desejo boa sorte para os meus companheiros e peço para que os jovens que desejam seguir na área não desistam”, afirma o participante Gilberto Martins.

“Esse curso é muito importante para o aperfeiçoamento dos árbitros de Cachoeiro e região. Trabalho nesta área há muito tempo e fico feliz vendo novos árbitros capacitados. Espero que sejam realizados mais cursos como esse”, frisa a participante Elizete Ramos de Azevedo.

Andesson Canzian, representante da Fesfs, garantiu que a federação tem muito a contribuir com Cachoeiro. “Estamos de portas abertas para Prefeitura, que deu essa oportunidade para os árbitros. Fica o nosso agradecimento”, avalia.

“A parceria com a Fesfs nos permitiu sediar esse curso que, além de fomentar o esporte, oportuniza geração de renda para os prestadores de serviço de arbitragem, pois o Futsal é uma modalidade muito praticada na nossa região e tenho certeza de que, após a pandemia, teremos diversas competições em que esse árbitros poderão atuar”, ressalta a secretária municipal de Esporte, Lazer e Qualidade de Vida, Lilian Siqueira.

As atividades do curso de arbitragem foram realizadas no auditório do CMU, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Seme) e na quadra da faculdade Unopar, que foi parceira da iniciativa.