Transporte coletivo

Passagem terá reajuste em Cachoeiro; desconto de R$ 0,90 continua no Cartão Cidadão

Tarifa para quem usa Cartão Cidadão é 20% mais barata
Foto: Patricia Pim/PMCI

O Conselho Municipal de Transporte e Tarifas de Cachoeiro anunciou, nesta quinta-feira (12), o reajuste anual da tarifa do transporte coletivo urbano e distrital.

A partir de domingo (15), a passagem passará de R$ 4,10 para R$ 4,40 nos tipos de pagamento a bordo em dinheiro, vale transporte e nas linhas distritais.

Congelada há cinco anos, a tarifa no Cartão Cidadão (bilhetagem eletrônica) foi fixada em R$ 3,50 nas linhas urbanas, sendo mantido, portanto, o desconto de R$ 0,90. No Cartão Escolar, o valor será R$ 1,75.

O reajuste tarifário anual é estabelecido pelo contrato de concessão do serviço de transporte e calculado a partir de uma fórmula paramétrica, que leva em conta custos operacionais, como mão de obra, combustível, manutenção de veículos.

De acordo com a Agersa, agência reguladora do transporte e responsável pela elaboração do cálculo, o aumento desses custos elevaram a tarifa geral ou técnica em R$ 0,30 para este ano.

O Conselho Municipal de Transporte e Tarifas, que avalia e aprova o reajuste, é composto por representantes de secretarias municipais, da Agersa, da Federação das Associações de Moradores e Movimentos Populares de Cachoeiro (Fammopoci), do Conselho Municipal do Idoso, das empresas de transporte coletivo, da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Cachoeiro (Acisci) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Economia e outros benefícios do Cartão Cidadão

Com o Cartão Cidadão, que é gratuito e está disponível para todos, o passageiro economiza R$ 0,90 por viagem. Considerando um ano com 250 dias úteis e que uma pessoa pegue ônibus duas vezes por dia (para ida e volta do trabalho), ao fim desse ano, ela terá economizado R$ 450.

Além da economia, o usuário tem maior agilidade no embarque, mais segurança – em caso de perda ou roubo, os créditos podem ser bloqueados e recuperados – e pode contar com o benefício da integração gratuita de linhas, no intervalo de 60 minutos.

Para confecção do Cartão Cidadão, basta o usuário ir à loja do Consórcio Cachoeiro Integrado (CCI) com documento de identificação. A loja funciona no 1º piso do Shopping Cachoeiro, localizado na rua 25 de Março, Centro, de segunda a sexta, de 9h às 18h, e aos sábados, de 9h às 13h.

O Cartão Cidadão é feito na hora e o usuário pode recarregar o valor que desejar, inclusive, fazendo o pagamento por meio de cartão de crédito e débito. Para recarga, há uma série de estabelecimentos credenciados em diferentes regiões do município. Confira:

Pontos de recarga Cartão Melhor

• Shopping Cachoeiro – Loja Cartão Melhor
  • Drogaria Amanda – Guandu
  • Telemares – Proximo ao Posto Oásis
  • Terminal Beira Rio
  • Papelaria Lápis e Papel – IBC
  • Rodoviária de Cachoeiro – Guichê da Viação Sudeste
  • Supermercado Polonini – Novo Parque
  • Papelaria Criativa – Nova Brasilia
  • Caixa Aqui Aeroporto
  • Morenos Revistaria – BNH de cima