Participação popular

Período de envio de contribuições para o novo PDM segue até 11 de dezembro

Sugestões devem ser encaminhadas por e-mail
Foto: Divulgação/PMCI

Os moradores de Cachoeiro de Itapemirim podem continuar enviando suas contribuições para o processo de revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), por e-mail (semdurb@cachoeiro.es.gov.br), até o próximo dia 11 de dezembro. A terceira audiência pública sobre tema foi realizada na última segunda-feira (30), em formato híbrido – presencial e telepresencial.

De acordo com Jonei Petri, secretário de Desenvolvimento Urbano, o prazo para a participação popular foi estendido a fim de possibilitar que a população possa apresentar o maior número de contribuições possíveis no processo de construção do novo PDM. “O novo Plano Diretor Municipal será resultante de um pacto social, por isso, é importante que a população participe ativamente”, destaca.

O cidadão cachoeirense também pode continuar acompanhando todas as informações sobre a revisão do PDM na página da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Semdurb), no portal www.cachoeiro.es.gov.br (acesso pela aba “secretarias”). A gravação da terceira audiência pública pode ser conferida aqui – o vídeo, junto com a apresentação e a ata da audiência, serão disponibilizados na página da Semdurb em breve.

“Nessa página, é colocado todo o material produzido durante o processo de revisão, sendo possível acessar as atas, fotos e apresentações, para permitir o acompanhamento e monitoramento de todo o trabalho pela população”, acrescenta o secretário.

Vale lembrar que não há limite para o número de participações de uma mesma pessoa. Assim, mesmo aqueles que já contribuíram poderão apresentar mais opiniões e sugestões por e-mail.

O prefeito Victor Coelho lembra que, em 2017, foi realizada a formação de grupo técnico para a revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) e, de lá para cá, a construção democrática desse regramento fundamental para a cidade de Cachoeiro tem se consolidado.

“A própria população está ajudando a definir as diretrizes em relação à infraestrutura, à mobilidade urbana, à sustentabilidade e ao crescimento econômico, o que impactará, diretamente, no desenvolvimento do nosso município nos próximos anos”, explica Victor Coelho.