Servidores e cidadãos

Pesquisas da Ouvidoria ajudam a avaliar satisfação com eventos e serviços públicos

PPG está entre os locais onde foram feitas pesquisas de satisfação com usuários
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Ouvidoria Geral do Município de Cachoeiro de Itapemirim tem realizado, desde 2019, pesquisas de satisfação com cidadãos e servidores em eventos e espaços de atendimento relacionados à administração municipal. Mais de 3,8 mil pessoas já foram ouvidas em 29 pesquisas feitas.

A partir das respostas dos cidadãos, são identificados os aspectos positivos e os pontos a serem aprimorados. Finalizado o trabalho, os dados são repassados aos setores da administração municipal responsáveis pelas ações específicas.

No início de 2020, por exemplo, foram ouvidos 239 moradores a respeito das ações da Prefeitura de Cachoeiro de resposta à enchente de janeiro de 2020, a maior já registrada no município; 62% dos entrevistados classificaram a atuação da administração municipal como “boa” ou “ótima”.

No mesmo ano, também foram questionados 100 usuários do Centro Municipal de Saúde Paulo Pereira Gomes (PPG), com 93% de aprovação, e 113 usuários da Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA 24h) do Marbrasa, com 97% de aprovação.

As últimas pesquisas de satisfação, realizadas em 2021, ocorreram na ExpoSul Rural: Rodada de Negócios (73% de satisfação) e ExpoSul Rural Gastronomia (97% de “bom” e “ótimo”). As Feiras Livres da Agricultura Familiar de Cachoeiro também são alvo constante do trabalho da Ouvidoria, assim como os cursos e oficinas oferecidos pela Escola do Servidor.

“A Ouvidoria realiza um trabalho rotineiro de atendimento à população em suas demandas e as pesquisas de satisfação servem como um complemento importante, à medida que tomamos a iniciativa de chegar até o cidadão para ouvi-lo”, comenta a ouvidora geral do Município, Thaynná Silveira.

“Com a pandemia, a atividade de pesquisa de satisfação ficou mais restrita, mas continuamos fazendo. O trabalho, até agora, tem mostrado um percentual elevado de satisfação da população com as ações da administração municipal. Apesar disso, mesmo quando o cidadão aprova o evento ou serviço público, ele também nos mostra pontos importantes a serem aprimorados e esse compromisso com o aperfeiçoamento constante é essencial para a gestão pública”, comenta a controladora geral do Município, Mylena Gomes Lopes.

Fale com a Ouvidoria

A Ouvidoria Geral do Município está localizada no térreo do Centro Administrativo Hélio Carlos Manhães (antigo Sesc) – rua Brahim Antônio Seder, 96, Centro. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, presencialmente ou pelos telefones 156, (28) 3155-5237 e (28) 98814-3357 (ligação e WhatsApp).

Os cidadãos também podem procurar os canais digitais, a qualquer dia e horário, para registrar suas manifestações: Portal do Cidadão, (www.cachoeiro.es.gov.br/ouvidoriageral), aplicativo de celular “Todos Juntos” e WhatsApp Cachoeiro Online (98803-9552).

Dados sobre pesquisas de satisfação em 2021

– ExpoSul Rural Gastronomia
Respondentes: 200
Aprovação: 97%

Para ver dados das pesquisas de 2019 e 2020, acesse www.cachoeiro.es.gov.br/ouvidoriageral e clique na opção “Relatórios Ouvidoria”. As informações podem ser verificadas nos relatórios gerais de cada ano.