Reorganização

Pessoas com sintomas gripais devem procurar o PPG a partir de segunda (19)

Nas unidades, as equipes já estão orientadas para fazer esse encaminhamento
Foto: Márcia Leal/PMCI

A partir da próxima segunda-feira (19), o Centro de Saúde Paulo Pereira Gomes (PPG), localizado no bairro Baiminas, concentrará o atendimento a pessoas com sintomas gripais e suspeita de Covid-19, na rede pública municipal de saúde de Cachoeiro.

A medida faz parte da reorganização da rede para normalização dos atendimentos referentes à Atenção Primária, em especial, aqueles voltados à Estratégia de Saúde da Família (ESF), como atendimentos puerpérios, de pré-natal, preventivo, exames e outros procedimentos realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Com isso, a partir de segunda, os pacientes sintomáticos não devem mais procurar atendimento nas UBS, mas no PPG – que já é referência para casos suspeitos de Covid-19 e, também, passará a concentrar a oferta de testes.

Nas unidades, as equipes já estão orientadas para fazer esse encaminhamento, que também contribuirá para reduzir a circulação de sintomáticos nesses locais, diminuindo os riscos de transmissão do coronavírus.

O secretário municipal de Saúde, Alex Wingler, explica que a redução e estabilização do número de casos de Covid no município propicia a centralização do atendimento no PPG, que funciona 24 horas, liberando as UBS para retomarem, de forma gradual, os seus serviços de rotina.

“As ações voltadas à Saúde da Família são fundamentais, mas tiveram de ficar em segundo plano pela necessidade de priorizarmos os atendimentos dos casos suspeitos de Covid-19 e a vacinação. Com o avanço da imunização e a melhoria dos indicadores pandêmicos, poderemos regularizar a oferta dos atendimentos da Atenção Primária, tão importantes para promoção da saúde da população”, ressalta.

Ainda de acordo com o secretário, a nova configuração não se aplicará aos distritos de Cachoeiro, onde as UBS continuarão fazendo o atendimento aos pacientes com sintomas gripais.