Pessoas em situação de rua são vacinadas contra a Covid-19 em Cachoeiro

Vacinação ocorreu na casa de Passagem “Santa Tereza de Calcutá” e no Centro Pop
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Cachoeiro iniciou, nesta terça-feira (1), a vacinação contra Covid-19 nas pessoas em situação de rua, seguindo determinação do governo do estado.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), foram aplicadas 17 doses na tarde desta terça, nos usuários da Casa de Passagem “Santa Tereza de Calcutá”, da Cáritas Diocesana, no bairro Marbrasa.

“É uma atitude muito humana. Principalmente porque a maioria de nós, pessoas em situação de rua, não tem ninguém, e grande parte está atrás de emprego. A vacina com certeza traz mais segurança”, afirmou um dos imunizados na Casa de Passagem.

A vacinação seguiu nesta quarta-feira (2), para os usuários do “Espaço Vida”, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) de Cachoeiro, localizado no Independência. Pela manhã, 13 pessoas tomaram a primeira dose da vacina.

No Espírito Santo, a imunização desse grupo prioritário foi aprovada pela Resolução nº 083/2021, da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que considera pessoas em situação de rua “o grupo populacional heterogêneo que possui em comum a pobreza extrema, os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados e a inexistência de moradia convencional regular, e que utiliza os logradouros públicos e as áreas degradadas como espaço de moradia e de sustento, de forma temporária ou permanente, bem como as unidades de acolhimento para pernoite temporário ou como moradia provisória”.

Em Cachoeiro, a Semus conta com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) para imunizar esse público-alvo. A ação também inclui busca ativa.