Modernização

PGM de Cachoeiro informatiza processos e é pioneira em integração com o TJES

A Procuradoria-Geral do Município (PGM) de Cachoeiro de Itapemirim acaba de se tornar a primeira totalmente integrada ao sistema de processo eletrônico do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES).

A conquista foi possível com a recente implementação de um novo sistema de gestão processual, que possibilitou a automatização de processos e fluxos de trabalho no órgão municipal.

Além de integrar a PGM ao TJES, aprimorando a comunicação entre ambos e reduzindo o tempo das respostas processuais, a ferramenta transformou e simplificou a rotina dos procuradores.

“Essa transformação digital que operamos visa diminuir a burocracia e tornar a PGM mais moderna, eficiente e transparente, proporcionando aumento de produtividade aos procuradores, frente aos volumes de demandas da advocacia pública. É uma solução inteligente que garante a integridade dos dados, elimina retrabalho e vai agilizar muito os serviços jurídicos prestados. Isso também repercutirá positivamente em atendimentos que o município oferece ao cidadão”, afirma o procurador-geral de Cachoeiro, Thiago Bringer.

A aposta em tecnologia e modernização feita pela PGM também possibilita redução de custos e ganhos em sustentabilidade. Como os processos tramitam de forma digital, não há necessidade de uso de papel ou organização em pastas físicas.

“Os processos antigos, em papel, serão digitalizados, aprimorando as formas de organização, a conservação e segurança dos arquivos, e facilitando a consulta aos dados. Além disso, vamos poder liberar de 80 a 90 m² de áreas ocupadas por pastas de processos”, frisa Bringer.

Ainda de acordo com o procurador-geral, em breve, o sistema de processo eletrônico da PGM será integrado ao da Justiça do Trabalho e Tribunal Regional do Trabalho do Espírito Santo.