Saneamento

Plano de Água, Esgoto e Resíduos Sólidos de Cachoeiro entra em vigor

Conjunto de programas, projetos e ações deve ser desenvolvido ao longo dos próximos 20 anos
Foto: Divulgação/PMCI

Por meio do decreto nº 32.092, a Prefeitura de Cachoeiro aprovou, nesta sexta-feira (12), o Plano Municipal de Água, Esgoto e Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMAE/PMGIRS). O documento foi publicado, integralmente, no Diário Oficial do Município e pode ser acessado, também, pelo link bit.ly/pmaepmgirs.

O PMAE/PMGIRS apresenta um conjunto de programas, projetos e ações a serem operacionalizadas, pelos próximos 20 anos, nas áreas de abastecimento de água; esgotamento sanitário e limpeza urbana; e manejo de resíduos sólidos.

Entre as metas de curto, médio e longo prazo previstas estão: eliminação do lançamento de esgoto no meio ambiente, por meio do mapeamento e substituição de redes mistas; viabilização de instrumentos de medição da qualidade da água, sobretudo, no interior; ampliação da coleta seletiva de lixo e elaboração de plano de compostagem para destinação de lixo orgânico.

O documento foi construído a partir de um amplo diagnóstico da realidade municipal, que contou com visitas a comunidades, reuniões técnicas, além de eventos virtuais e audiência pública direcionados à população em geral.

“Esse plano é o mais importante instrumento para a implementação da Política Municipal de Saneamento Básico. Com a execução das ações previstas, a projeção é a de chegarmos, ao final dos próximos 20 anos, a 100% de cobertura municipal de abastecimento de água e, pelo menos, a 98% de coleta e a 95% de tratamento de esgoto em todo o município. Na área de resíduos sólidos, a meta é priorizarmos a não geração, a redução, a reutilização, a reciclagem, o tratamento dos resíduos sólidos e a disposição final, ambientalmente, adequada dos rejeitos”, afirma o prefeito Victor Coelho.

Plano Municipal de Drenagem

Outra importante peça da política de saneamento, o Plano Municipal de Drenagem Manejo de Águas Pluviais Urbanas (PMD) de Cachoeiro está em fase de elaboração. Nesta semana, foram realizados seminários virtuais para que moradores do município pudessem apontar os locais que precisam de melhoria no sistema de drenagem pluvial.

Assim como o PMAE/PMGIRS, o PMD é elaborado pelo Laboratório de Gestão do Saneamento Ambiental da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), sob supervisão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.