Plano prevê ações para mobilidade urbana em Cachoeiro

Objetivo é melhorar uso do espaço público de circulação para pedestres, automóveis e transporte não motorizado

O Plano de Mobilidade Urbana Sustentável e Projetos Estruturantes (PlanMob) elaborado pelo governo do estado para Cachoeiro de Itapemirim será entregue ao município na próxima quinta-feira (10), em solenidade às 14h, no auditório do Centro Universitário São Camilo. Participam o governador Paulo Hartung, o prefeito Carlos Casteglione, entre outras autoridades locais e estaduais.

O objetivo do plano é promover a equidade, a segurança e a acessibilidade, além da eficácia e da eficiência no uso do espaço público de circulação por pedestres, os meios de transporte não motorizados, os automóveis particulares e o transporte público.

A elaboração do documento foi uma ação da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e contou com o apoio da prefeitura, que terá mais instrumentos e novas diretrizes para a condução do plano municipal de mobilidade “Cachoeiro em Movimento”, com ações já iniciadas.

Cachoeiro é um dos seis municípios capixabas contemplados com planos de mobilidade. Foi escolhido a partir de análises do “Plano de Desenvolvimento Espírito Santo 2025” e por seu papel na dinâmica econômica do Estado.

Com o plano, Cachoeiro passa a poder receber recursos federais para fazer investimentos em mobilidade, uma vez que o documento atende ao que determina a Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei Federal 12.587/12).

Plano teve construção participativa

O plano foi construído em sete etapas e envolveu membros da sociedade civil e de representantes dos poderes Executivos, Legislativo e Judiciário. A participação social foi um dos pontos altos do processo. Cidadãos foram convidados a participar de oficinas temáticas que os capacitaram no tema de mobilidade e os estimularam a contribuir com o projeto.

Ao longo do processo de construção do plano, as equipes identificaram trechos críticos de adensamentos que necessitam de reorganização da rede viária. A atenção ao pedestre também foi destaque, garantindo o seu deslocamento a pé e também o seu acesso a outros modais, como o transporte público.

No que diz respeito ao transporte coletivo, o plano ressalta a importância do fortalecimento e melhoria dos serviços prestados à população. A circulação de cargas e a previsão de estacionamentos completam os elementos comuns analisados em todos os planos elaborados.