Novas metas

Planos para saneamento de Cachoeiro foram apresentados em audiência pública

Evento foi realizado nesta quarta-feira (18)
Foto: Márcia Leal/PMCI

Na noite dessa quarta-feira (18), a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim apresentou o novo plano municipal de Água e Esgoto e Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMAE/PMGIRS), em audiência pública realizada no auditório da escola municipal “Zilma Coelho Pinto”. A solenidade também foi transmitida em tempo real pelo canal de YouTube da Prefeitura, onde pode ser assistida na íntegra.

Estiveram presentes o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho, a secretária municipal de Meio Ambiente, Luana Fonseca, e os representes do Laboratório de Gestão do Saneamento Ambiental (Lagesa) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Renato Ribeiro Simam, e da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cachoeiro de Itapemirim (Agersa), Elias Sartorio.

O prefeito Victor Coelho destacou um pouco do processo de elaboração do projeto e da importância de o município avançar na área do saneamento. “Esse plano foi projetado com muita seriedade, visando proporcionar o melhor para a população da nossa cidade. É uma semente que vai gerar frutos muito bons agora e no futuro”, completou.

“O plano é um instrumento que vai trazer revoluções na área de saneamento para Cachoeiro. Ele apresenta metas importantes que vão possibilitar uma elevação da qualidade de vida”, acrescentou o representante da Agersa, Elias Sartorio.

O trabalho de revisão do PMAE e elaboração do PMGIRS teve início nos últimos meses de 2019, sendo realizado pela equipe Lagesa. O novo plano contempla uma série de ações a serem implementadas para a universalização das redes de água e esgoto nas zonas urbana e rural, adequação de sistemas existentes e disposição final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos.

O professor e coordenador da Lagesa, Renato Ribeiro Simam, apresentou as etapas de elaboração do plano, que foram: “planos de trabalho e mobilização social”; “diagnóstico”, “estudos especiais”, “prognóstico”, “programas, projetos e ações”, “mecanismos de avaliação”, “relatório final e sintético” e “projeto de lei”.

“O que Cachoeiro possui, hoje, é uma ferramenta poderosa, com a qual o município conseguirá caminhar para executar as metas propostas com muito mais eficiência”, salientou.

Entre as metas de curto, médio e longo prazo previstas estão: eliminação do lançamento de esgoto no meio ambiente, por meio do mapeamento e substituição de redes mistas; viabilização de instrumentos de medição da qualidade da água, sobretudo no interior; mitigação de impactos do lixão desativado do Coronel Borges; ampliação da coleta seletiva de lixo; elaboração de plano de compostagem para destinação de lixo orgânico.

Para elaboração do plano, a Lagesa realizou visitas a 72 comunidades de Cachoeiro. Também foram realizadas 57 reuniões com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), bem como eventos virtuais direcionados à população em geral.

“Esse é um projeto de extrema relevância, elaborado e pensado por uma equipe especializada. Foram muitas pessoas trabalhando e estudando a melhor forma de preparar esse produto. Esse plano veio trazer mecanismos que possibilitem a universalização dos serviços que compõem esses sistemas, visando garantir melhor qualidade de vida à população. É uma entrega muito importante para Cachoeiro”, salientou a secretária municipal de Meio Ambiente, Luana Fonseca.

De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, agora, o projeto de lei do plano municipal de Água e Esgoto e Gestão Integrada de Resíduos Sólidos passará pelos conselhos municipais de Meio Ambiente e Saneamento, pela Procuradoria Geral do Município e, por fim, será encaminhado para a Câmara de Vereadores.