Google Sala de Aula

Plataforma digital ampliará interação entre alunos e professores da rede municipal

Google Sala de Aula permitirá que alunos esclareçam dúvidas de atividades do Portal do Aluno
Foto: Montagem/PMCI

Por meio da plataforma Google For Education, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Cachoeiro de Itapemirim implantará a ferramenta “Google Sala de Aula”, que permitirá interação, em tempo real, entre professores e alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental da rede pública municipal.

A ferramenta virtual, que deverá ser usada a partir de julho, possibilitará que os professores se comuniquem com os estudantes, num mesmo ambiente virtual, em que haverá esclarecimento de dúvidas sobre as atividades complementares, disponíveis no Portal do Aluno, e interatividade entre os próprios estudantes. As ações serão acompanhadas pelos pedagogos e gestores escolares.

Para ter acesso à plataforma, professores e alunos terão e-mail e senha institucionais, que serão criadas pela Seme. Os gestores das escolas municipais ficarão responsáveis por disponibilizar o login e a senha.

Cada unidade escolar possuirá contas com salas criadas, em que professores e estudantes estarão vinculados às respectivas classes. Os componentes curriculares estarão organizados por tópicos.

A plataforma, desenvolvida pela Google, é disponibilizada às instituições e redes educacionais. A implantação, sem custo para o município, está sendo realizada pela equipe de Gerência de Auditoria e Documentação Escolar e Coordenação de Dados Estatísticos da Seme.

A Seme destaca que, para os alunos que não possuem acesso à internet, as atividades e os slides das aulas transmitidas continuarão sendo disponibilizados por meio do gestor escolar. Desse modo, a família que precisar deve entrar em contato com o diretor da unidade de ensino em que o estudante está matriculado e agendar o horário para recebimento das atividades.

“Estamos ampliando as ações educacionais de forma colaborativa, para que estudantes e professores possam se comunicar em tempo real, com maior interação. Os profissionais passarão por formações on-line e os estudantes terão acesso a manuais para que o uso da plataforma seja mais eficiente”, explica a secretária municipal de educação, Cristina Lens.

Formação

Na próxima semana, os professores das escolas municipais de Cachoeiro participarão de uma formação para aprender sobre o funcionamento da plataforma. A capacitação será on-line e realizada por equipes da Seme.

De acordo com a secretaria, a formação será, posteriormente, liberada em formato de PDF, e enviada a pais de alunos, para que eles também possam aprimorar o uso da ferramenta digital.