Google Sala de Aula

Plataforma digital torna atividades remotas da rede municipal mais interativas

Ferramenta virtual visa minimizar os impactos de separação escolar causados pela pandemia
Foto: Divulgação/PMCI

A Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Cachoeiro adotou a plataforma digital Google Sala de Aula para tornar mais dinâmicas, atrativas e interativas as atividades pedagógicas remotas para estudantes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino.

A ferramenta permite uma interação mais consistente entre professor e aluno, o que contribui para minimizar os impactos da ausência do ambiente escolar, nos períodos de suspensão das aulas presenciais decorrentes da pandemia.

O acesso dos professores e estudantes à sala de aula virtual é feito por endereço de e-mail e senha criados pela Seme e disponibilizados aos profissionais e aos estudantes através dos gestores escolares das unidades de ensino. Cada turma tem o seu próprio ambiente virtual e os componentes curriculares estão organizados por tópicos.

Os professores e alunos podem trocar mensagens para comunicação em tempo real e esclarecimento de dúvidas. Tudo pode ser acompanhado pelos pedagogos e gestores escolares.

Sem custos para o município, a implantação da plataforma na rede municipal de ensino foi realizada em 2020, pela equipe de Gerência de Auditoria e Documentação Escolar e Coordenação de Dados Estatísticos da Secretaria Municipal de Educação.

“Implantamos a plataforma com objetivo de melhorar as interações entre professores e estudantes no processo de ensino-aprendizagem, oportunizando, assim, o atendimento às necessidades individuais dos estudantes, por meio das atividades desenvolvidas e aplicadas pelos professores de referência da turma”, destaca a secretária municipal de educação, Cristina Lens.

A Seme reforça que os estudantes que não têm acesso à internet continuam recebendo as atividades impressas. Basta entrar em contato com o gestor da escola em que o aluno esteja matriculado, para agendamento de um horário para retirada do material na unidade.

Para as turmas da pré-escola (Pré-I e Pré-II), as coletâneas pedagógicas continuam sendo disponibilizadas através da Sala Virtual do Portal do Aluno.

Capacitação

Para melhor uso da ferramenta Google Sala de Aula, a Seme promoverá formações on-line para os professores.

Na próxima quinta-feira (8), às 15h, a Secretaria de Educação realizará, pelo canal no YouTube (SEME Cachoeiro de Itapemirim), a primeira live formativa do ano letivo de 2021, destinada aos servidores que atuam na unidade central Seme, gestores escolares e professores da rede municipal de ensino. Na ocasião, os profissionais serão instruídos sobre o funcionamento da plataforma.

Além disso, a secretaria também terá, em seu canal no YouTube, vídeos explicativos para famílias e estudantes, e disponibilizará manuais com orientações, por meio de arquivos em PDF, para facilitar e orientar os professores e alunos sobre como acessar a plataforma.

Portal Seme

No site da prefeitura de Cachoeiro (www.cachoeiro.es.gov.br), na área da Secretaria de Educação, pode ser acessado o Portal Seme, um espaço on-line onde estão disponíveis os links para o Google Sala de Aula, o Portal do Aluno, o canal de YouTube da Seme, o formulário para dúvidas de professores e de estudantes, além dos manuais de orientação para uso das plataformas.