Policlínica Municipal tem carros escaladores para quem tem mobilidade reduzida

Equipamentos passaram a ser usados após a reforma do prédio
Foto: Márcia Leal/PMCI

Desde a reinauguração da Policlínica Bolívar de Abreu, em outubro do ano passado, os pacientes que têm mobilidade reduzida podem contar com o apoio de carros escaladores para terem acesso facilitado ao segundo piso do prédio.

O carro escalador é uma estrutura de metal que se move sobre trilhos de borracha e um perfilho, que se adapta a uma ampla gama de cadeiras de rodas. O uso é indicado para pessoas com deficiência, que precisam utilizar escadas, sendo, assim, uma ferramenta eficiente na superação de barreiras arquitetônicas.

De acordo com Alexandra da Penha Araújo Cruz, secretária municipal interina de Saúde, a Policlínica possui dois carrinhos, que passaram a ser usados após a conclusão da reforma do prédio.

“Para usar esses carros escaladores, eram necessários ajustes na estrutura da escada, que foram executados durante a reforma da Policlínica. Antes, para atender os pacientes com dificuldade de locomoção, nós preparávamos um consultório no primeiro andar, quando era situação de consulta médica. Mas, para atendimento cirúrgico, pedíamos ajuda para subir com o paciente no colo”, comenta.

A secretária explica que o carro escalador de escada funciona de maneira bem simples, com encaixe embaixo da cadeira de rodas, sendo a esteira responsável pela superação dos degraus. “O equipamento opera sem o emprego de força humana, embora haja a necessidade da presença de um operador para condução”.

Eliacir Nascimento Chuina Vieira costuma acompanhar a mãe, dona Ireni Maria Silva do Nascimento, durante as consultas médicas, e diz que está muito satisfeita com o novo recurso de acessibilidade.

“Meu pai e eu achamos uma ajuda maravilhosa. Antigamente, a minha mãe não podia consultar lá em cima, porque não conseguia subir. Ela também ficou muito satisfeita, achou o seu direito respeitado. Inclusive, sentiu-se muito segura durante a subida e a descida”, afirma.

O prefeito Victor Coelho comenta a importância de buscar formas de oferecer acessibilidade à pessoa com deficiência.

“Em Cachoeiro, apesar dos desafios, desejamos ter um olhar diferenciado para a mobilidade que a nossa cidade precisa, buscando garantir o direito de ir e vir de todos”, finaliza.