Política de Educação Ambiental é elaborada em Cachoeiro

O documento normatizará programas e projetos ambientais desenvolvidos na cidade

Em encontro promovido na manhã desta terça-feira (18), no Centro Integrado de Atividades Educacionais (Ciae) Newton Braga, o secretário de Meio Ambiente de Cachoeiro, Milas Aldrin Alves, apresentou ao Conselho Municipal de Educação a minuta da Política Municipal de Educação Ambiental.

Ele estava acompanhado de uma equipe de sua pasta e de representantes da Secretaria de Educação (Seme) que compõem o grupo de trabalho responsável pela elaboração do documento, que normatizará programas e projetos ambientais desenvolvidos por escolas, empresas, organizações sociais e demais órgãos públicos e privados.

“A reunião foi considerada por todos do conselho como bastante produtiva. Trata-se de um marco e um legado para a nossa cidade, tendo em vista que servirá de base para a conclusão do Plano Municipal de Educação Ambiental, e, ainda, de decretos, portarias e instruções normativas que vão conferir maior transparência e padronização das ações de educação ambiental no município, o que é um anseio de empresários, consultores, professores e profissionais da área”, explica o secretário Milas Alves, ao reforçar que o objetivo é adequar a lei que já existe na esfera estadual e federal.

O secretário esclarece que a população também será ouvida, por meio de seminários a serem realizados nos próximos meses, e destaca que a educação ambiental deve ser trabalhada de forma articulada, com enfoque humanista, sistêmico, democrático e participativo. “Desta forma, diversos atores serão ouvidos para a construção do documento”, acrescenta Milas.

No dia 3 de outubro, a minuta será apresentada ao Conselho Municipal de Meio Ambiente, como uma das etapas de contribuições e análises, para então, posteriormente, ser encaminhado à Câmara dos Vereadores.