Em uma semana

Ponto de apoio do programa de auxílio emergencial já atendeu mais de 600 pessoas

Iniciativa ajuda a reduzir movimento e aglomeração em agências bancárias
Foto: Márcia Leal/PMCI

Funcionando na escola municipal Zilma Coelho Pinto (antiga Campanha) há uma semana, o ponto de apoio da Prefeitura de Cachoeiro para cadastramento no programa de auxílio emergencial, do governo federal, já realizou mais de 600 atendimentos.

A iniciativa, que é uma parceria com a Caixa Econômica Federal, foi implementada pelo Sistema de Comando em Operações (SCO) de combate à Covid-19 do município, para contribuir com a redução de aglomerações na frente das agências bancárias, devido ao recebimento do benefício.

O atendimento é feito por servidores das secretarias municipais de Desenvolvimento Social (Semdes), Desenvolvimento Econômico (Semdec) e Educação (Seme), que receberam treinamento para auxiliar quem precisa de ajuda para fazer o cadastro no programa federal.

No local, também é oferecido atendimento para inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) – em que 111 pessoas já foram registradas, desde a abertura do ponto de apoio.

Além de se enquadrar no critérios do programa da Caixa, para ser atendido no ponto de apoio, é preciso levar CPF e um documento de identidade atualizado.

Já quem precisa fazer o registro no CadÚnico deve apresentar documentos originais de todos os membros da família que moram na mesma residência, incluindo: comprovante de residência (mês atual ou anterior); certidão de nascimento ou casamento; CPF (a partir de 16 anos); título de eleitor (a partir de 18 anos); carteira de trabalho e comprovante de renda (contracheque, extrato de aposentadoria, extrato de seguro-desemprego ou extrato de recebimento de pensão).

“É um número considerável de pessoas que estamos ajudando e que deixa de ir a agências bancárias, em um momento em que é fundamental evitar aglomerações, em razão dos riscos de contágio pelo coronavírus. No nosso ponto de apoio, é bom destacar, temos tomado todos os cuidados preventivos para fazer um atendimento seguro”, salienta o coordenador do SCO, Ruy Guedes.