Melhoria

Ponto de ônibus do Guandu será realocado no fim de semana para troca de abrigos

Novas estruturas serão instaladas no local; trabalho deverá ser concluído até segunda (26)
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Prefeitura de Cachoeiro iniciará, nesta sexta-feira (23), às 21h, a demolição das estruturas do principal ponto de ônibus do bairro Guandu, na rua Bernardo Horta. Novos abrigos triplos, com 18 metros no total, serão instalados no local.

Por conta do trabalho, o espaço será isolado e o ponto de ônibus funcionará, temporariamente, em frente ao Mercado Municipal Quincas Leão (Mercado da Pedra). A previsão é de que, até a manhã de segunda-feira (26), as novas estruturas estejam instaladas.

As intervenções tiveram início na terça-feira (20), quando foram feitas as bases de fundação dos novos abrigos. Apesar das obras, não foi necessário interditar o espaço.

A ação faz parte do Plano de Mobilidade Urbana e integra o programa de melhorias da infraestrutura para o transporte público. O trabalho é conduzido pela Secretaria Municipal de Urbanismo, Mobilidade e Cidade Inteligente (Semurb), com o apoio da Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços (Semmat).

O novo modelo de mobiliário abrange abrigos cobertos, com fechamento em vidro temperado, bancos, lixeira, iluminação, espaço reservado a pessoas com deficiência e calçada cidadã. As estruturas se dividem entre módulos simples (um abrigo), duplos (dois abrigos) e triplos (três abrigos).

Desde o final do ano passado, já foram instalados mais de 60 novos abrigos em 36 pontos de ônibus de Cachoeiro. Entre os locais contemplados nas últimas semanas estão: ponto do CRE (Gilberto Machado); praça Aldina Fassarella Caverzam (Vila Rica); distrito de Itaoca (localidades de Duas Barras, Valão de Areia e Córrego Vermelho); entrada do bairro São Francisco de Assis; Km 90 (próximos às lojas Rifletti e Galpão Móveis, respectivamente); ponto do Detran (Ferroviários); ponto próximo ao Churrasquinho da Ilha (Ilha da Luz).

“O ponto do Guandu é um dos mais movimentados do município e se encontrava muito deteriorado. Por isso, acreditamos que essa troca se refletirá em grandes benefícios para os usuários do transporte coletivo, para os moradores e comerciantes da região, assim como tem acontecido em todos os outros locais em que instalamos novos abrigos”, destaca o secretário municipal de Urbanismo, Mobilidade e Cidade Inteligente, Alexandro da Vitória.