De manhã e de tarde

Ponto de testagem itinerante para Covid-19 amplia atendimento

Atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 15h
Foto: Márcia Leal/PMCI

O ponto de testagem itinerante para Covid-19 de Cachoeiro está funcionando na faculdade Multivix, no bairro Independência, das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira. Nesta terça-feira (25), a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) ampliará o horário, disponibilizando atendimento das 13h às 15h.

No total serão disponibilizados 300 testes na parte da manhã e 150 no período da tarde. O atendimento ocorre por ordem de chegada, sem agendamento prévio.

As pessoas que testam positivo recebem atestado médico e indicação para isolamento imediato. Nesta segunda-feira (24), foram realizados 299 testes, com 135 casos positivos (45,15%).

A Semus colocou um ponto de itinerante como forma de descentralizar a oferta do teste e facilitar o acesso aos cidadãos. Qualquer pessoa pode se dirigir até o local e solicitar a testagem. Também há testagem nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), para pacientes com sintomas gripais leves, e nos pronto atendimentos municipais, para os que apresentarem sintomas mais graves – confira as orientações detalhadas.

No ponto itinerante, também é possível se vacinar contra Covid-19 e Influenza. Basta apresentar documento de identidade, cartão de vacinas e CPF ou cartão do SUS. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

“A testagem é essencial para oferecer um diagnóstico da forma mais precoce possível e contribuir para frear a disseminação do vírus. Estamos vivenciando um momento de explosão de casos em todo o Brasil, mas para esperamos que a situação melhore nas próximas semanas”, afirma o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.