Controle social

Portal da Transparência muda plataforma para facilitar acesso a informações

Página tem nova identidade visual e melhorias na distribuição dos dados
Foto: Montagem/PMCI

O Portal da Transparência da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim adotou, a partir desta sexta-feira (24), uma nova plataforma. A mudança inclui uma nova identidade visual e melhorias na distribuição das informações, facilitando o acesso e possibilitando maior controle social dos atos do Poder Executivo.

O Portal da Transparência permite que todos os cidadãos tenham acesso simplificado e direto às informações da prefeitura, tais como contabilidade pública e gestão fiscal; relação de cargos, salários e gratificações dos servidores; convênios, contratos e atas de licitações; dentre outras.

Essas informações, agora, também podem ser geradas em diversos formatos, como XML, TXT e CSV (planilha). Além disso, o novo portal disponibiliza, com maior praticidade, um glossário com o significado de termos utilizados na administração municipal – tais como “amortização de dívida” ou “Fundeb” – e uma página de respostas às perguntas mais frequentes.

“Nosso objetivo é fazer com que o cidadão consiga encontrar as informações que procura de forma cada vez mais simples e prática. Sempre buscamos implementar inovações e estamos abertos a acolher sugestões de melhoria”, destaca a subsecretária de Controle Interno e Transparência, Kédyma Marques.

“A Lei de Acesso à Informação foi criada com o intuito de fortalecer a participação da população no controle das ações da gestão pública. Sabendo da importância desse controle social, idealizamos esse novo Portal da Transparência, para que o cidadão cachoeirense tenha acesso às informações da prefeitura da forma mais simples possível”, destaca a controladora geral do Município, Mylena Gomes Lopes.

O endereço eletrônico do Portal da Transparência é o transparencia.cachoeiro.es.gov.br.