Portal que melhorou transparência em Cachoeiro completa um ano

Site é o sexto melhor do estado, de acordo com ranking do Tribunal de Contas do Estado

Neste mês, a  versão atual do Portal da Transparência da prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim completou um ano. Desenvolvido com o objetivo de oferecer uma plataforma mais completa e prática à população, o site proporcionou avanços importantes para o acesso a informações da administração municipal.

Os visitantes podem conferir no portal informações sobre despesas, receitas, licitações e contratos, prestações de pontas, patrimônios e folha de pagamento, dentre outras.

A maior parte dos dados é exibida em tabelas, que podem ser conferidas na própria plataforma ou baixadas no formato do programa Excel, a fim de facilitar a compreensão e exame das informações.

De acordo com a Controladoria-Geral do Município, as páginas do portal recebem, em média, 50 mil visitas mensais, sendo a área relativa aos servidores municipais a mais acessada.

6º lugar no ranking da transparência

O reconhecimento pelos avanços trazidos pela nova versão do portal veio logo no primeiro ano de funcionamento da plataforma. No ranking do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) para os portais de transparência das prefeituras do Espírito Santo, o de Cachoeiro saltou da 34ª para a 6ª posição.

Acessibilidade

O portal também teve o acréscimo de funcionalidades importantes para torná-lo acessível a pessoas com dificuldades motoras, visuais ou auditivas, incluindo ferramentas para aumento e redução de tamanho de fonte, controle de contraste e atalhos de teclado.

Além disso, a codificação interna foi revisada para permitir interação com softwares leitores de tela e tradutores de Língua Brasileira de Sinais (Libras), que precisam estar instalados no computador ou outro dispositivo usado no acesso.

“O novo formato do portal permite acesso aos dados públicos a qualquer cidadão. Além disso, ele auxilia o trabalho administrativo como um todo, disponibilizando arquivos importantes para que, por exemplo, os servidores baixem e montem os processos de compras governamentais mais facilmente”, destaca o secretário municipal de Fazenda, Rogélio Amorim.