Notícias

Saúde bucal

PPG realiza atendimento odontológico neonatal

Atendimento é realizado após a primeira consulta de puericultura
Foto: Divulgação/PMCI

O Centro de Saúde Paulo Pereira Gomes (PPG), localizado no bairro Baiminas, em Cachoeiro de Itapemirim, está realizando a primeira consulta odontológica em recém-nascidos. O serviço está disponível às segundas-feiras, das 7h às 19 horas, e deve ser agendado logo após a primeira consulta de puericultura.

A consulta é realizada pela odontóloga responsável pelo atendimento materno-infantil no Centro de Especialidades Odontológicas II (CEO II), e tem como objetivo atuar na prevenção e acompanhamento de doenças bucais e dar orientações aos responsáveis quanto à amamentação, higiene oral e dieta na primeira infância.

Durante o atendimento, também é realizado Teste da Linguinha, utilizado para diagnosticar e indicar o tratamento precoce de problemas no freio da língua de recém-nascidos, que podem prejudicar a amamentação ou comprometer o ato de engolir, mastigar e falar, que é o caso da anquiloglossia, também conhecida como língua presa.

“É muito importante que o pai ou a mãe busque esse acompanhamento para seus filhos recém-nascidos, pois, desse modo, é possível prevenir diversos problemas que podem prejudicar a saúde bucal da criança no futuro”, comenta o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

No dia da consulta agendada, o paciente deve comparecer munido dos documentos pessoais da criança, cartão SUS e encaminhamento médico.

Atendimento odontológico de urgência e emergência 24 horas

O Centro de Saúde Paulo Pereira Gomes também realiza o atendimento odontológico de urgência e emergência em todos os dias e horários, inclusive nos fins de semana e feriados.

O serviço é voltado, exclusivamente, para atender às demandas urgentes relacionadas à saúde bucal, que envolvam dor intensa, luxação, hemorragias, traumatismos e fraturas.

Caso o paciente precise de tratamento eletivo, como obturações e limpeza, por exemplo, a orientação é procurar as unidades de saúde dos bairros, para que sejam marcadas as consultas com os profissionais desses locais.

Para conseguir o atendimento, é necessário apresentar documentos de identificação, como RG, CPF e cartão do SUS.