Centro de Saúde

PPG realizou mais de 40 mil atendimentos em 2020

Unidade foi direcionada para atendimento de pacientes com sintomas gripais
Foto: Márcia Leal/PMCI

O Centro de Saúde Paulo Pereira Gomes (PPG), localizado no bairro Baiminas, realizou 40.337 atendimentos em 2020. No ano passado, a unidade foi colocada como referência na rede pública de Cachoeiro para pacientes com sintomas gripais.

Reinaugurado em novembro de 2019, após passar por reforma, o PPG concentra os casos de complexidade intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica e atenção hospitalar. Seu objetivo é o de promover a estabilização do quadro clínico dos pacientes, com suporte de atenção em até 24 horas.

Havendo necessidade de encaminhamento para procedimento de alta complexidade (atendimento hospitalar), é feita a solicitação de transferência para a Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim ou para outro hospital de referência para tratamento de Covid-19 no sul do estado. Isso se dá por meio do Sistema de Regulação de Leitos (Sisreg), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), responsável pela autorização e liberação da vaga.

Para a realização dos serviços de saúde, o PPG disponibiliza 32 leitos, podendo atender até 300 pacientes a cada 24 horas. O equipamento público conta, ainda, com estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia e laboratório de exames. Mas não oferece, por exemplo, serviços de hotelaria hospitalar, como alimentação para acompanhantes, tendo em vista a sua especificidade.

O PPG também possui estrutura para oferecer serviços de odontologia, vacinação, raio x, laboratório de prótese e a central de esterilização, que dão suporte às unidades de saúde do município. Porém, esses serviços foram transferidos para outras unidades, tendo em vista a necessidade de manter o atendimento exclusivamente para sintomas gripais.

“O direcionamento dos casos de sintomas gripais e de Covi-19 para o PPG foi muito importante para a reorganização da rede pública municipal, pois permitiu separar esses pacientes dos demais. O número de atendimentos caiu com o início da pandemia, pelo fato de a unidade concentrar somente esses casos, mas subiu muito nos últimos dois meses. Por isso, pedimos à população que não se descuide das medidas de combate ao coronavírus”, alerta a secretária municipal de Saúde interina, Alexandra da Penha Araújo Cruz.

“Temos nos empenhado muito para aprimorar, constantemente, o atendimento de saúde em Cachoeiro, ainda mais levando em conta que estamos enfrentando uma pandemia. O PPG foi entregue reformado em 2019 e, no mês passado, ganhou mais uma ambulância. Mas cabe a cada um de nós, também, contribuir para frear a disseminação do coronavírus”, completa o prefeito Victor Coelho.