Idalgizo Simão

Praça do Coronel Borges recebe primeira etapa das obras de revitalização

Quadra de esportes é um dos alvos das ações
Foto: Divulgação/PMCI

A primeira etapa do trabalho de revitalização da Praça “Idalgizo Simão”, que fica ao lado da escola municipal “Olga Dias”, no bairro Coronel Borges, em Cachoeiro, já está em andamento. Desde novembro, as equipes da Secretaria Municipal de Obras (Semo) realizam as intervenções no local, que deverão ser concluídas em 60 dias, com base em projeto elaborado pela Secretaria Municipal de Modernização e Análise de Custos (Semmac).

As intervenções, na praça, incluem novo paisagismo e iluminação, arborização, pintura, instalação de playground e construção de calçadas mais largas. Como o local é próximo a uma das entradas da cidade, será construído um obelisco em granito, em alusão ao Pico do Itabira, um dos cartões-postais cachoeirenses. A quadra de esportes ganhará nova pintura externa e no piso; troca dos alambrados; novas traves; melhoria na iluminação e manutenção do telhado.

Na segunda etapa da revitalização, que ainda demandará a realização de processo licitatório, serão implantados aparelhos de ginástica, espaço para estacionamento, assentos e rampas de acesso. Também haverá melhorias na quadra de areia e o campo de futebol, atrás da escola, será revitalizado.

“Trata-se de um projeto muito importante para a região. As obras contribuirão para avanços nas áreas de educação, bem-estar, esporte e lazer. Com muita dedicação, as intervenções estão avançando no ritmo desejado”, afirma o secretário municipal de Obras, Paulo Miranda.

Projeção – Semmac

Complexo

A praça faz parte do complexo onde está localizada a nova escola municipal “Olga Dias”, cuja construção, com investimento de cerca de R$ 4 milhões em recursos próprios da prefeitura, recebe os ajustes finais. O prédio, de três pavimentos, atenderá 520 alunos.

O projeto do complexo também prevê melhora no tráfego de pedestres e veículos em duas vias que fazem o contorno do local. A rua “Manoel Paiva Sardenberg” passará a ser sentido único, e a rua “Dr. Ziul Pinheiro” será preparada para ser, preferencialmente, para pedestres, uma vez que servirá de acesso ao campo de futebol, à escola e ao novo espaço de lazer. Já a rua “Dr. Amilcar Figliuzzi”, que fica ao lado da quadra, ganhará faixas elevadas para travessia de pedestres.

“O local já é uma região de muito movimento, que aumentará ainda mais com os alunos que serão atendidos pela escola. A obra é muito significativa. Serão disponibilizadas mais vagas de estacionamento e haverá melhorias nos equipamentos esportivos e de lazer, que agregam mais qualidade de vida aos moradores e frequentadores do local”, frisa o secretário Municipal de Modernização e Análise de Custos, Alexandro da Vitória.

Projeção – Semmac