Praça Jerônimo Monteiro recebe ação com serviços de saúde

Será nesta quinta-feira (28), das 8h às 12h

Equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro vão levar diversos serviços gratuitos à Praça Jerônimo Monteiro, na manhã de quinta-feira (28). A intenção é chamar a atenção de quem passa pelo local para a importância da adoção de hábitos saudáveis para prevenir doenças.

Das 8h às 12h, serão oferecidas consultas com nutricionista para pacientes com sobrepeso, orientações sobre alimentação balanceada, atendimento do programa de controle do tabagismo, palestra sobre a prevenção do câncer de colo de útero, atendimento a pacientes com suspeita de tuberculose, orientações psicológicas e atividades físicas.

O evento será realizado em referência a datas comemorativas deste mês: Dia Internacional da Mulher (8), Dia Nacional de Combate a Tuberculose (24), Dia Mundial da Prevenção do Câncer do Colo do Útero (26) e Dia Nacional da Saúde e da Nutrição (31).

“Ter um estilo de vida mais saudável, com hábitos alimentares adequados e prática regular de exercícios, é a melhor forma de prevenir doenças cardiovasculares, câncer, osteoporose, diabetes, hipertensão arterial, transtornos psiquiátricos e muitas outras enfermidades. Ações como essa, na praça, ajudam a alertar a população sobre isso e dão visibilidade aos serviços oferecidos nas unidades básicas de saúde”, frisa a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

Cuide-se!

Tuberculose – a transmissão é direta, de pessoa a pessoa. A maneira de contágio é por meio de gotículas de saliva que podem ser aspiradas por outra pessoa é através da fala, espirro ou tosse, de uma pessoa doente. Os principais sintomas são: tosse seca ou com secreção por mais de três semanas, podendo evoluir para tosse com pus ou sangue; cansaço excessivo e prostração; febre baixa geralmente no período da tarde; suor noturno; falta de apetite; e emagrecimento acentuado.

Câncer do colo do útero – O principal fator de risco para o desenvolvimento desse tipo de câncer é a infecção pelo vírus HPV, que pode ser detectada por meio do exame preventivo, realizado gratuitamente nas unidades básicas de saúde. A partir dos 25 anos, toda mulher com vida sexual ativa deve fazer anualmente o exame. Outra frente de prevenção do câncer de colo de útero é a vacinação contra o HPV. As doses do imunizante estão disponíveis nas salas de vacina de unidades de saúde, para meninas de 9 a 14 anos e, também, meninos de 11 a 14 anos.