Mais acessível e atrativo

Praça Jerônimo Monteiro será ampliada e entorno terá requalificação urbana

Todo o trecho entre a Ponte Municipal e o Largo do Banco do Brasil receberá intervenções
Foto: Divulgação/PMCI

O espaço da praça Jerônimo Monteiro, no Centro de Cachoeiro de Itapemirim, será ampliado. A ampliação faz parte das obras de requalificação viária e urbanística a serem realizadas no trecho entre a Ponte Municipal Fernando de Abreu e a rua Rui Barbosa (Largo do Banco do Brasil).

O projeto foi aprovado nesta quinta-feira (28), em reunião do Conselho do Plano Diretor Municipal (CPDM). A expectativa é de que as obras sejam iniciadas em até 60 dias.

As intervenções incluem: requalificação viária de todo o trecho entre a Ponte Municipal e o Largo do Banco do Brasil; implantação do primeiro trecho do circuito cicloviário da área central, com 455 metros; deslocamento e modernização do ponto de ônibus da praça; implantação de 46 vagas de estacionamento em 45 graus; atualização da sinalização viária; implantação do primeiro circuito totalmente acessível da praça; melhoria das condições de trânsito e de segurança viária.

O objetivo do projeto é promover o reordenamento do espaço público dos eixos que concentram comércio e serviços, incluindo rearranjos da circulação em áreas prioritárias, buscando a otimização dos fluxos de pedestres, de ciclistas e do transporte coletivo e privado.

Um dos destaques é a implantação de estruturas de acessibilidade para pessoas com deficiência por todo o trecho, como rampas e faixas elevadas – contribuindo para democratizar a ocupação dos espaços públicos.

Essas intervenções estão incluídas no conjunto das ações prioritárias propostas pelo Plano de Mobilidade Urbana de Cachoeiro de Itapemirim (PlanMob Cachoeiro), para melhoria das condições gerais de circulação, segurança viária, valorização do espaço público e elevação dos níveis de qualidade urbana da cidade.

As obras estão orçadas em R$ 1,5 milhão, e os recursos sairão do Fundo do Plano Diretor Municipal.

“O nosso objetivo é tornar os espaços públicos de Cachoeiro cada vez mais acessíveis e atrativos, contribuindo para o desenvolvimento do município e o bem-estar da população. São intervenções com impactos muito positivos para todos – pedestres, condutores de veículos, ciclistas, comerciantes e turistas”, destaca o secretário municipal de Urbanismo, Mobilidade e Cidade Inteligente, Alexandro da Vitória.