1ª turma certificada

Pracinha da Cultura iniciou projeto de aulas de xadrez para crianças e adolescentes

Participantes foram apresentados aos conceitos e regras do jogo
Foto: Divulgação/PMCI

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) de Cachoeiro realizou, na última quinta-feira (26), o encerramento da primeira turma do projeto Xadrez na Pracinha.

Na ocasião, os 21 participantes, com idades entre 6 e 14 anos, receberam o certificado de conclusão das aulas gratuitas de xadrez. As atividades aconteceram na Pracinha da Cultura “Sérgio Sampaio”, bairro Rui Pinto Bandeira, ao longo do mês de janeiro, como forma de oferecer às crianças e adolescentes da região uma opção de lazer e aprendizado no período de férias.

Os jovens aprenderam os conceitos, táticas e regras do jogo, que é considerado um esporte, tendo diversas competições oficiais, incluindo uma versão própria das olimpíadas.

Por ser um jogo de estratégia, concentração e análise, o xadrez estimula várias partes do cérebro e contribui com o desenvolvimento cognitivo, o que gera benefícios aos processos de aprendizagem escolar, principalmente para crianças e adolescentes.

“Esse projeto foi uma forma de diversificar as atividades na Pracinha da Cultura, oferecendo um espaço para os jovens aprenderem novas habilidades que trarão diversos benefícios para suas vidas”, destaca Fernanda Martins, secretária municipal de Cultura e Turismo de Cachoeiro.

Nova turma em março

No mês de março, uma nova turma do projeto Xadrez na Pracinha será aberta, e os interessados já podem realizar sua inscrição por meio do telefone 3526- 8732, das 9h às 15h.

As aulas seguirão sendo realizadas na Pracinha da Cultura, equipamento público de gestão compartilhada entre prefeitura e comunidade, onde são realizadas diversas atividades culturais e sociais para a população da região.