Notícias

Prazo para inscrição de beneficiários do BPC no Cadastro Único está no fim

O cadastramento pode ser feito nos Cras, como o de Jardim Itapemirim, e na Central do Cadastro Único

Em Cachoeiro de Itapemirim, 633 pessoas com deficiência e 499 idosos, para continuarem recebendo o Benefício de Prestação Continuada (BPC), precisam fazer inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal.

O cadastramento pode ser feito nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e na central do Cadastro Único do município (ver documentos necessários e endereços abaixo). O prazo termina em 28 de dezembro.

Exigida em todo o país, a medida cumpre uma recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU) e visa aperfeiçoar a gestão dos benefícios sociais, segundo o Ministério do Desenvolvimento Social. Quem não fizer a inscrição ainda neste ano terá o benefício suspenso pelo governo federal.

Se o beneficiário tiver alguma dificuldade de deslocamento, a inscrição pode ser feita pelo responsável familiar, desde que se apresente o CPF de todas as pessoas que moram na residência com o segurado.

Porém, caso o beneficiário, além de impossibilitado de se deslocar, também não tenha responsável, ele pode se inscrever por telefone, pelos números (28) 3518-7348 ou 3155-5235, de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Sobre o BPC e o Cadastro Único

O BPC é a garantia de um salário-mínimo mensal ao idoso com 65 anos ou mais e ao cidadão com deficiência física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo, que o impossibilite de participar de forma plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas.

Em ambos os casos, devem comprovar não possuir meios de garantir o próprio sustento, nem tê-lo provido por sua família.

Já o Cadastro Único é um instrumento que identifica as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça a realidade socioeconômica de cada uma delas.

Nele, são registradas as características da residência, a identificação de cada pessoa, a escolaridade, a situação de trabalho e renda, entre outras informações. Mais de 20 programas sociais utilizam o cadastramento único.

Onde fazer inscrição

Centros de Referência de Assistência Social (Cras)
– Jardim Itapemirim – Rua Aryo Sardemberg, s/n – Telefone: 3155-5329
– Village da Luz/ Bom Pastor – Rua das Garças, s/n – Telefone: 3155-5259
– Burarama – Rodovia João Zago, s/n, Burarama – Telefone: 3539-3014
– Zumbi – Rua Maria Dolores Santana – Telefone: 3526-7880
– Alto União – Rua José Nunes Sobrinho, s/n – Telefone: 3155-5413

Central do Cadastro Único
– Rua 25 de Março, nº 144, Centro – Telefone: 3518-7348

Documentos originais necessários

– Comprovante de residência atual ou do mês anterior (conta de água, luz ou telefone)
– Certidão de nascimento ou de casamento
– Carteira de identidade
– CPF (obrigatório a partir dos 16 anos)
– Título de eleitor (obrigatório a partir de 18 anos)
– Carteira de trabalho
– Comprovante de renda (contracheque, extrato de aposentadoria, extrato e seguro-desemprego e extrato de recebimento de pensão)
– Declaração escolar para crianças e adolescentes até 17 anos