Portal do Aluno

Prazo para solicitar novas matrículas em escolas municipais termina nesta terça (8)

Solicitações devem ser feitas pela internet
Foto: Montagem/PMCI

Pais e responsáveis por estudantes da rede pública estadual ou privada que desejem migrar para a rede municipal de ensino têm até esta terça-feira (8) para realizar a solicitação on-line. Segundo a Secretaria Municipal de Educação (Seme), até o momento, cerca de 1.765 matrículas novas foram solicitadas.

Para isso, é necessário fazer o requerimento por meio do Portal do Aluno (prefeitura.cachoeiro.es.gov.br/educaci/portalaluno), clicando no botão “Cadastro do Responsável pelo Aluno” e preenchendo as informações exigidas. Em seguida, basta voltar à tela de “Login”, digitar o CPF cadastrado e a senha de acesso. Depois, é só clicar, sequencialmente, em “Menu”; “Matrícula On-line”; completar com os dados; enviar o pedido; salvar e imprimir o comprovante.

A Seme lembra que, após o pedido on-line, a confirmação da solicitação será com a apresentação da documentação necessária, nas respectivas unidades escolares, em fevereiro de 2021. Os documentos incluem: Cartão de Vacinação atualizado, acompanhado de declaração expedida pela Unidade de Saúde; CPF do responsável e do estudante e laudo médico atualizado (para alunos com deficiência).

Alternativa à solicitação pela internet

A secretaria reforça, também, que as famílias que tiverem dificuldades para realizar o pedido de forma on-line ou não possuam acesso à internet devem entrar em contato com o gestor ou comparecer à secretaria da escola escolhida, para receberem as orientações necessárias. Além disso, a Seme, também, disponibilizou um Manual de orientação sobre os processos.

“É muito importante que os pais realizem as solicitações para assegurarem as vagas de seus filhos. Embora 2020 tenha sido um ano atípico, no qual tivemos de fazer algumas adaptações, é preciso que os estudantes estejam, devidamente, matriculados para continuarem participando do processo de ensino-aprendizagem”, salienta a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.

Rematrículas prorrogadas

Até o dia 31 deste mês, também será possível fazer o pedido de rematrículas nas escolas municipais. Para solicitar, pais e responsáveis também devem acessar o Portal do Aluno e, depois, entregar os documentos nas escolas, em fevereiro. Mais de 17.600 solicitações já foram realizadas, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação.