Portal do Aluno

Prazo para solicitar rematrícula nas escolas municipais termina nesta quarta (30)

Quem não tem acesso à internet deve entrar em contato com unidade escolar
Foto: Divulgação/PMCI

Terminará, nesta quarta-feira (30), o prazo para solicitação de rematrículas nas escolas municipais de Cachoeiro de Itapemirim. Segundo a Secretaria Municipal de Educação (Seme), até o momento, 18.335 rematrículas foram solicitadas.

Pais ou responsáveis, que ainda tiverem interesse em garantir a vaga na mesma unidade de ensino em que os alunos estudaram em 2020, precisam solicitar, primeiro, por meio do Portal do Aluno (prefeitura.cachoeiro.es.gov.br/educaci/portalaluno).

Em seguida, em fevereiro de 2021, eles deverão comparecer à unidade escolar com os documentos exigidos para confirmação da rematrícula, que são: Cartão de Vacinação atualizado e acompanhado de declaração expedida pela Unidade de Saúde; CPFs do responsável e do estudante e laudo médico atualizado (para alunos com deficiência). Se a rematrícula não for efetuada, os pais ou os responsáveis legais deverão, obrigatoriamente, declarar o não interesse de que o estudante permaneça na unidade de ensino, preenchendo formulário próprio no local.

A Seme relembra, ainda, que famílias que não têm acesso à internet devem entrar em contato com o gestor escolar ou ir à unidade de ensino, onde serão orientadas no processo.

“Ainda dá tempo para as famílias que, por algum motivo, não conseguiram realizar a solicitação. Reforçamos que, caso algum pai ou responsável tenha dificuldade, pode entrar em contato com o gestor ou a secretaria das escolas”, ressalta a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.

Matrículas novas

No último dia 11, foi encerrado o prazo para solicitações de matrículas novas para as escolas da rede municipal. As vagas foram destinadas para os estudantes que estavam em escolas privadas ou estaduais e desejaram migrar para a rede municipal. O procedimento também ocorreu por meio do Portal do Aluno.

Assim como nas rematrículas, para efetivação da vaga, a apresentação da documentação também será realizada, em janeiro e fevereiro de 2021, nas respectivas escolas.

Portal do Aluno

Desenvolvido pela Companhia de Tecnologia da Informação de Cachoeiro (Dataci), o Portal do Aluno é utilizado, desde 2019, para a solicitação de matrículas e rematrículas. Neste ano, a ferramenta, que tornou o processo mais prático para os pais de alunos e para a rede municipal de ensino, ganha ainda mais importância por evitar possíveis aglomerações nas escolas, diminuindo riscos de transmissão do novo coronavírus.