Prefeitura ampliou investimentos em Educação em 2018

Foram investidos R$ 6,8 milhões a mais do que em 2017

Em 2018, a prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim aplicou R$ 68,3 milhões na manutenção e desenvolvimento da Educação. O valor corresponde a 26,5% da receita líquida e transferências constitucionais do município no período, índice acima do mínimo de 25% exigido pela legislação federal. Com isso, foram investidos na rede municipal de ensino R$ 6,8 milhões a mais do que em 2017, um aumento de 11%.

Entre os principais investimentos na área está a construção da nova escola Olga Dias, no bairro Cel. Borges, que será prédio-modelo, com capacidade para atender a mais de 500 alunos em tempo integral. A previsão é de que a obra seja concluída ainda neste semestre.

A Secretaria Municipal de Educação também apostou em dotar as escolas de recursos pedagógicos inovadores, garantindo um ambiente de ensino mais atraente para os alunos e novas ferramentas de trabalho para os educadores. Para isso, adquiriu, pela primeira vez, itens para laboratórios de robótica, que começam a ser usados neste ano letivo, além de novos materiais e jogos pedagógicos.

“Também investimos na formação continuada dos profissionais da rede, renovamos os equipamentos de recreação nas unidades de educação infantil, entregamos novos uniformes aos alunos e intensificamos o trabalho de manutenção nas estruturas dos prédios escolares. Em 2019, vamos continuar ampliando os investimentos, para avançarmos ainda mais na qualidade da educação”, destaca a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.

Fundeb

Cachoeiro também aumentou a aplicação dos recursos oriundos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para remuneração do magistério: R$ 61.644.667 em 2018, quase R$ 6,1 milhões a mais do que no ano anterior. A quantia representa 78,98% dos recursos totais do Fundeb, sendo que o mínimo constitucional é de 60%.