Prefeitura ampliou repasses para apoio a instituições sociais em 2018

Município repassou R$ 3 milhões a lares de idosos, Apae (foto) e projetos para crianças e adolescentes

Em 2018, a prefeitura de Cachoeiro repassou R$ 3 milhões a instituições socioassistenciais do município, como lares de idosos, Apae e projetos dedicados a crianças e adolescentes. Soma de recursos municipais e de outras fontes (fundos Estadual e Nacional de Assistência Social e Fundo da Infância e da Adolescência), o valor é 60% maior do que o repassado em 2017, de acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes).

Considerando apenas os recursos próprios da prefeitura, o crescimento do montante repassado foi superior a 70%: de R$ 494 mil para R$ 852 mil.

Para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), o município repassou R$ 868 mil, sendo R$ 460 mil de verba própria. No total, a instituição, localizada no bairro São Geraldo, recebeu para manutenção de suas atividades R$ 218 mil a mais em 2018, na comparação com o ano anterior.

“Foi um reforço muito importante para a manutenção das nossas atividades, para que possamos continuar garantindo serviços de qualidade para nossos usuários”, avalia a presidente da Apae, Wilma Campos.

Para o lar de idosos João XXIII, os repasses somaram R$ 818 mil, sendo R$ 260 mil em recursos próprios do município. Em 2017, o asilo recebeu, no total, R$ 530 mil. “O aumento do repasse possibilitou ao abrigo fazer adequações necessárias no seu funcionamento”, ressalta a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra.

Também houve aumento no repasse total (soma de todas as fontes) aos lares de idosos Nina Arueira e Adelson Rebello Moreira e à Casa de Passagem para pessoas em situação de rua.

Em 2018, ainda receberam repasses organizações com atividades e projetos voltados a crianças e adolescentes em risco social. São elas: Vill’Agindo Para Ser Feliz, Rochativa, Instituto Nossa Sra. da Penha, Itabirense Esporte Clube, Associação Esportiva Alto Independência, Grupo de Escoteiros Baden Powel e Programa de Promoção e Assistência Social Casa Verde.

“Com recursos próprios ou de outras fontes, que também fazem parte do nosso orçamento, buscamos fortalecer a rede socioassistencial do município, que oferece serviços de grande relevância a diferentes públicos em situação de vulnerabilidade social”, finaliza a secretária Márcia Bezerra.