Prefeitura aposta na pavimentação com concreto; conheça vantagens

Revestimento apresenta diversos benefícios para a malha viária do município
Foto: Patricia Pim/PMCI

A Prefeitura de Cachoeiro está investindo na pavimentação de vias utilizando concreto, medida estratégica que traz uma série de vantagens para a mobilidade urbana.

O revestimento com esse tipo de material oferece diversos benefícios, como maior resistência ao tráfego pesado; durabilidade ao longo do tempo; menor necessidade de manutenção; além de proporcionar uma superfície regular e aderente, contribuindo para a segurança no trânsito.

Quando em formato de blocos intertravados, o concreto também auxilia no escoamento das águas pluviais, em períodos chuvosos, além de induzir à redução da velocidade dos veículos na via.

Atualmente, a gestão municipal tem aplicado esse tipo de revestimento em diversas frentes de serviço, como é o caso dos pacotes de obras que irão pavimentar 43 quilômetros de vias.

O primeiro deles, que contempla 82 logradouros, já está em andamento, com frentes de obras nos bairros Aeroporto, Marbrasa e Central Parque; nos distritos de Coutinho e Córrego dos Monos, e ainda chegará a diversas regiões. O segundo pacote, que levará o serviço a mais 88 vias, está previsto para ter início neste mês de junho.

Além disso, no centro da cidade, seguem as obras de requalificação urbanísticas em ruas que já receberam intervenções do pacote de macrodrenagem e, agora, são pavimentadas.

“A pavimentação em concreto oferece inúmeras vantagens, como maior resistência ao tráfego pesado; maior durabilidade; menor necessidade de manutenção; além de proporcionar uma superfície regular e aderente, contribuindo para a segurança no trânsito. Com esses investimentos, a Prefeitura de Cachoeiro reafirma seu compromisso em promover melhorias na infraestrutura da cidade, buscando o bem-estar e a qualidade de vida de todos os cidadãos”, explica o secretário municipal de Obras, Rodrigo Bolelli, ressaltando que a escolha entre pavimentação com concreto ou asfalto depende das necessidades específicas de cada projeto.

Confira mais vantagens da pavimentação com concreto

Vida útil prolongada: Devido à sua durabilidade, a pavimentação de concreto, geralmente, tem uma vida útil mais longa em comparação com o asfalto. O concreto pode durar décadas com pouca necessidade de reparos ou substituições, o que resulta em menores custos de manutenção ao longo do tempo.

Economia: Ao reduzir custos com serviços de manutenção e tornar prescindível, por muitos anos, uma nova obra de pavimentação, o uso do concreto gera economia de recursos públicos. Motoristas também economizam, pois rodar, nesse tipo de pavimento, tende a consumir menos combustível.

Resistência a produtos químicos: O concreto é mais resistente a derramamentos de produtos químicos, como combustíveis e óleos, em comparação com o asfalto. Isso o torna uma escolha adequada para áreas onde há um risco maior de exposição a essas substâncias.

Melhor visibilidade: O concreto possui uma cor clara, o que resulta em uma melhor visibilidade durante a noite e em condições de baixa iluminação. Isso pode ser compatível em estradas com alta velocidade ou áreas com trânsito intenso.

Sustentabilidade: O concreto é um material mais sustentável em comparação com o asfalto. Ele pode ser produzido a partir de recursos naturais abundantes, como areia, cascalho, cimento e água. Além disso, o concreto pode ser reciclado e reutilizado em novas construções.

Sem deformações nas vias: Por ser rígido, o pavimento de concreto não costuma ter afundamentos, trilhas de roda ou buracos, como é o caso do asfalto.

Segurança viária: Se comparado ao asfalto, o pavimento de concreto reduz a distância de frenagem em até 40%.

Melhoria da sensação térmica: A superfície clara auxilia na diminuição da temperatura ambiente (cerca de 5 °C), proporcionando mais conforto ambiental.