Prefeitura apresenta ações exitosas na área da saúde durante evento regional

Mostra aconteceu no auditório da Faculdade São Camilo, bairro Paraíso
Foto: Divulgação/PMCI

Nesta sexta-feira (16), a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro participou da I Mostra Regional de Experiências Exitosas na Atenção Primária à Saúde (APS) da Região Sul do Espírito Santo.

O evento, promovido pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (Icepi), aconteceu no auditório da Faculdade São Camilo, situada no bairro Paraíso. Na ocasião, estiveram presentes autoridades e representantes da área da saúde de diversos municípios da região sul.

A Semus realizou a apresentação de dois projetos. O primeiro deles, em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Qualidade de Vida (Semesp) de Cachoeiro, diz respeito à Unidade de Qualidade de Vida (UQV), que funciona na Unidade Básica de Saúde do bairro Vila Rica, contribuindo com a promoção da saúde de mulheres.

A UQV atende o público feminino com doenças crônicas e gestantes que residem na região do Vila Rica. As atividades são realizadas por meio de aulas de treinamento funcional e exercícios aeróbicos, que contribuem para a manutenção da saúde e prevenção do agravamento dos quadros clínicos.

Agentes comunitários de saúde indicam moradoras da região para participação no projeto, mas as mulheres daquela área que se enquadram no público-alvo da ação também podem procurar a UBS. Para ingressar nas atividades, as participantes passam por uma avaliação física.

O outro projeto apresentado é voltado para a gestão e organização de processos de todas as Unidades Básicas de Saúde do município, e tem, por objetivo, aumentar os indicadores de saúde pactuados junto ao Ministério da Saúde, como exames preventivos, puericultura, pré-natal, vacinação, entre outros.

Com a iniciativa, os dados e informações das UBS passam a ser armazenados em nuvem, por meio da plataforma Google Drive, que permite o acesso remoto a partir de qualquer localização, dinamizando e aprimorando a gestão da informação na rede municipal de saúde.

“Foi um relato de experiências que mostrou a oferta de ações que impactam, efetivamente, na melhoria da qualidade de vida da população. O município de Cachoeiro de Itapemirim demostra o comprometimento da gestão ao trazer, para esse evento, relatos que denotam a qualificação do trabalho executado”, declarou Manuella Riquieri,  supervisora do Projeto Apoio Institucional da Região Sul do Icepi.

“O evento de hoje foi o reconhecimento do trabalho que temos realizado para fortalecer e modernizar a rede municipal de saúde, com iniciativas inovadoras e ações diversificadas, aproximando o cidadão de serviços capazes de promover a melhoria da qualidade de vida”, destacou o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.