Prefeitura apresenta frota com 80 veículos recuperados

As áreas externa e interna do Pavilhão da Ilha foram usadas para reunir os veículos

Durante solenidade na manhã desta segunda-feira (10), a prefeitura de Cachoeiro apresentou os 80 veículos recuperados em cerca de dois meses, após a implantação do novo contrato para manutenção e aquisição de peças.

Toda a frota recuperada estava exposta, nas áreas externa e interna do Pavilhão da Ilha da Luz, onde o prefeito Victor Coelho recebeu a equipe da Secretaria Municipal de Gestão de Transportes (Semtra), responsável pela condução do trabalho.

Tanto o prefeito quanto o secretário da pasta, Alexandro da Vitória, destacaram em seus depoimentos o empenho dos servidores nos procedimentos para essa primeira leva de manutenção com o novo contrato. Após a recepção, todos participaram de um café da manhã.

Prestigiaram o evento, também, secretários municipais, vereadores e equipes de diversos setores da prefeitura que serão beneficiados pelo retorno desses veículos às ruas, como o transporte de pacientes para unidades de saúde, o serviço de asfaltamento, a limpeza urbana e o deslocamento de assistentes sociais.

“Todos trabalharam com firmeza e agilidade para entregar essas máquinas de volta à comunidade, e com uma economia sem precedentes. Com base no preço da tabela de cada época, investimos 10% do valor de compra da frota, e temos esses veículos de volta ao trabalho”, comemorou Alexandro.

Victor Coelho destacou também o empenho que cada secretaria terá, a partir de agora, para conservação de cada veículo. A intenção é diminuir, gradativamente, a quantidade de visitas às oficinas mecânicas.

“Esses veículos estavam parados. Com base no investimento para aquisição, são mais de R$ 7 milhões em recursos, que não vinham sendo usados em benefício da população. O novo contrato foi um pequeno passo, mas que trouxe grandes vantagens para Cachoeiro, no atendimento, fora a economia de R$ 250 mil trazida pelo novo modelo de contrato, que diminui os custos e aumenta a agilidade e a qualidade do serviço de manutenção”, avaliou.

Manutenção e peças são adquiridas online

Implantado em maio último, o novo contrato mudou a forma como a prefeitura gerencia a manutenção dos veículos e a compra de peças, que são feitos online. Com exceção dos carros locados, Cachoeiro tem 220 veículos, e todos podem passar por melhorias dentro do novo contrato.

A leva inclui ambulância, retroescavadeira, máquina motoniveladora, utilitário, pá carregadeira, trator agrícola, caminhonete e micro-ônibus, entre outros. Os reparos podem ser feitos pela equipe da prefeitura ou por empresas que atuam no setor, como as oficinas mecânicas, cadastradas em um portal na internet, contratado pelo poder público.

A logística virtual gera mais facilidade e transparência: tanto o pedido quanto a resposta ocorrem em velocidade muito maior, e o leque variado de fornecedores aumenta a concorrência e as opções de menor preço.